Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

salário de R$ 33 mil

Réu por ameaçar delegado que investigava os grampos, ex-secretário pede aposentadoria aos 45 anos

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Réu por ameaçar delegado que investigava os grampos, ex-secretário pede aposentadoria aos 45 anos
O ex-secretário de Segurança Pública (Sesp), delegado Rogers Jarbas, entrou com pedido de aposentadoria no MT Prev. Investigado na grampolândia pantaneira, ele se tornou réu por ameaça contra o colega de profissão, Flavio Stringueta, após uma discussão no estacionamento de um supermercado de Cuiabá.


Leia mais:
Justiça recebe denúncia e torna ex-secretário de Segurança réu por ameaçar colega delegado
 
O pedido foi protocolado pelo secretário na semana passada no órgão, responsável por gerenciar o fundo de aposentadoria dos servidores públicos do Estado. Com 45 anos, o delegado de Polícia Civil tem um salário de superior a R$ 33 mil.
 
No dia 17 de outubro, o juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, da Sétima Vara Criminal de Cuiabá, recebeu denúncia e tornou réu o ex-secretário. Ele foi denunciado pelo crime previsto no artigo 344 do Código Penal, que consiste em “usar de violência ou grave ameaça, com o fim de favorecer interesse próprio ou alheio, contra autoridade, parte, ou qualquer outra pessoa que funciona ou é chamada a intervir em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juízo arbitral”. A pena prevista é de um a quatro anos de reclusão e multa.
 
A denúncia refere-se a fato ocorrido no dia 28 de março de 2018, no interior de um supermercado de Cuiabá. Na ocasião, o acusado passou a monitorar o também delegado Flávio Henrique Stringueta. A vítima, conforme consta na denúncia, atuou como presidente dos autos de inquérito policial que culminou na Operação Esdras, que por sua vez resultou na prisão de Rogers Elizandro Jarbas.
 
O magistrado considerou que estão presentes os requisitos para recebimento do processo. “Em análise à peça acusatória, nota-se que a inicial atende ao disposto no artigo 41 do Código de Processo Penal e que não há incidência de nenhuma das hipóteses previstas no artigo 395 do CPP, pelo que recebo a denúncia oferecida em face do réu Rogers Elizandro Jarbas, qualificado às fls. 04, por satisfazer os requisitos legais, vez que amparada em indícios de autoria e materialidade”.
 
Jarbas foi preso em 2017, na Operação Esdras, por suposta tentativa de atrapalhar as investigações sobre os grampos ilegais em Mato Grosso. Ele atuava como secretário de Segurança.
 
O suposto esquema de grampos também foi revelado em 2017, quando se descobriu que políticos, juízes, advogados, médicos e jornalistas foram interceptados de forma ilegal. O então governador de Mato Grosso, Pedro Taques,  acabou apontado como mandante dos Grampos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet