Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

dia especial

Fiéis lotam cemitério da Piedade desde as 6h com homenagens aos finados

Foto: Lucas Bólico

Fiéis lotam cemitério da Piedade desde as 6h com homenagens aos finados
Às seis horas da manhã deste sábado, o sol e o calor já estavam fortes na capital de Mato Grosso. Mas isso não impediu que dezenas de pessoas lotassem o Cemitério da Piedade, no centro da cidade. A primeira missa do dia começou com cadeiras do lado de fora, e fiéis se espremiam para professar sua fé e rezar pelas almas dos entes queridos que já se foram – e também pelas daqueles que já foram esquecidos pelos que estão na terra.


Leia também:
Cemitérios têm últimos preparativos antes de Dia de Finados que deve receber 45 mil pessoas

A expectativa para o Dia de Finados, nos três principais cemitérios da capital - Piedade, Porto e Coxipó da Ponte – era de receber cerca de 45 mil visitantes. Todos podem contar, durante todo o dia, com uma programação especial com café da manhã, cadeira de rodas, tendas e demais serviços. 

Foto: Lucas Bólico

Ao chegar ao Cemitério da Piedade, mesmo antes das 6 horas, os visitantes já se depararam com uma grande movimentação. Flores enfeitavam as escadarias da entrada, e se misturavam a vendedores de velas, tendas de empresas de planos funerários e grupos religiosos distribuindo panfletos que falavam sobre a vida eterna.

A primeira missa começou pontualmente às 6 horas da manhã, e o sermão do padre foi sobre a necessidade de rezar pelas almas que estão no purgatório. Nos bancos, fiéis choravam, se ajoelhavam e entoavam cânticos.



Fotos: Lucas Bólico

Na saída, os pés do crucifixo em frente à capela já estavam tomados por velas. Elas também dividiam espaço com as flores em cima dos túmulos, em um ritual de homenagem e honrarias aos entes queridos ali enterrados.

Os cemitérios da capital seguem com programação intensa até as 18 horas deste sábado (2). Durante todo o dia, os visitantes serão recepcionados por colaboradores devidamente uniformizados, que estarão entregando flores e água na portaria de cada cemitério, haverá também orientação a respeito da proliferação do mosquito da dengue, onde cada visitante será orientado a não deixar vasos com água, substituindo-a por areia ou terra, evitando a reprodução do mesmo. Para as necessidades do público, no dia estarão disponíveis em cada cemitério, banheiros químicos, incluindo para PNE, também estarão disponíveis cadeiras de rodas.

Missas

Cemitério Piedade
Horários: 6h, 8h, 10h, 11h30 (culto) e 17h.

Cemitério Porto
Horários: 7h, 10h e 16h
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet