Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Investigado por estelionato

Voluntário em busca de desaparecido afirma que acusações da polícia são irresponsáveis

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Voluntário em busca de desaparecido afirma que acusações da polícia são irresponsáveis
O voluntário Raione Correa Pinto, investigado por estelionato pela Polícia Civil, negou as acusações feitas contra ele, que foram veiculadas em grande parte da imprensa no sábado (2). De acordo com Correa, as acusações envolvendo dois de seus cães farejadores empregados nas buscas da criança Samuel Victor da Silva Gomes Carvalho, 6 anos, desaparecido desde o dia 20 de outubro, em Rondonópolis (215 quilômetros de Cuiabá), são falsas.


Leia também
Polícia vai investigar voluntário que apresentou cães farejadores para procurar menino desaparecido


Em nota encaminhada ao Olhar Direto, o voluntário garante que já prestou o auxílio a outras buscas a pessoas desaparecidas cedendo seus cães farejadores.

“Esclareço, ainda, que já prestei esse tipo de auxílio, citando como exemplo o fato de meus cães terem auxiliado nas buscas pelo Sr. Isael Lourenço, em Cuiabá-MT, e do qual não houve cobrança de nenhum valor, o que pode ser comprovado junto aos seus familiares”, afirmou.

Correa ofereceu voluntariamente seus dois cães para auxíliar nas buscas do menino Samuel Victor da Silva Gomes Carvalho, 6 anos, desaparecido no dia 20 de outubro, em Rondonópolis.

O delegado Arnon Osny Mendes explicou que o emprego dos cães em Rondonópolis foi ofertado à família do garoto desaparecido e que a Polícia Civil não faz nenhuma solicitação para buscas com cães particulares.

A corporação, por fim, em checagem, verificou que o voluntário possui diversos registros criminais por estelionato, apropriação indébita, maus tratos, violência doméstica, uso de documento falso, entre outros.
 
Veja a nota do voluntário:
 
A respeito das falsas acusações que foram publicadas contra mim e veiculadas na mídia no dia 02/11/2019, venho esclarecer o seguinte:
 
1- Não fui procurado em nenhum momento pela reportagem para esclarecer a situação ou para ser ouvido sobre as acusações a mim imputadas. A matéria foi publicada com informação unilateral, pois sem me ouvir ou ouvir os familiares; precária, pois sem provas ou qualquer apuração que pudesse apontar a veracidade do afirmado; e , por fim, caluniosa, pois me aponta como criminoso contumaz, ofendendo minha honra, em ambiente de rápida disseminação de informações (internet), repito: sem me ouvir ou ouvir os familiares . 
 
2- Caso o repórter tivesse tido o cuidado de checar e buscar informações que lhe eram acessíveis, poderia, inclusive, ter constatado com os familiares que não houve cobrança alguma de valores pela ajuda que ofereci.
 
3- Esclareço, ainda, que já prestei esse tipo de auxílio, citando como exemplo o fato de meus cães terem auxiliado nas buscas pelo Sr. Isael Lourenço, em Cuiabá-MT, e do qual não houve cobrança de nenhum valor, o que pode ser comprovado junto aos seus familiares. 
 
4- Com relação às falsas acusações veiculadas na matéria desse jornal, na qual fui chamado de estelionatário, inclusive por autoridades que deveriam velar pelo contraditório e ampla defesa, tomarei as medidas administrativas e judiciais cabíveis contra àqueles que me acusam irresponsavelmente, bem como contra àqueles que disseminam conteúdo inverídico que atentem contra minha honra, prejudicando a mim e aos familiares da criança desaparecida.
 
5- Solicito a exclusão imediata de nome e fotos minhas e de meus cães, conforme artigo 17 do Código Civil, sob pena de responsabilização pelos danos causados.
 
Cuiabá, 02 de novembro de 2019.

Raione Correa Pinto

Confira abaixo a nota de esclarcimento da Polícia Civil:

A Polícia Judiciária Civil esclarece que dois cães de propriedade de R.C.P. de 38 anos, foram voluntariamente empregados em novas buscas na região onde o menino Samuel Victor da Silva Gomes Carvalho, 6 anos, desapareceu no dia 20 de outubro, em Rondonópolis. Essa nova busca foi acompanhada por uma equipe da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso, que investiga o caso. 

Esclarecemos ainda que o emprego dos cães em Rondonópolis foi ofertado à família do garoto desaparecido e que a Polícia Civil não faz nenhuma solicitação para buscas com cães particulares. Em casos que sejam necessário o emprego de animais farejadores são utilizados os serviços dos canis das forças de segurança pública do Estado, que possuem cães adestrados e profissionais qualificados . 

Em relação à alegação de que R.C.P. teria participado com seus cães nas buscas de um caminhoneiro desaparecido em Cuiabá, ressaltamos que tal informação é inverídica, conforme boletim de ocorrência registrado pela Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos Automotores, na sexta-feira (01.11), de natureza estelionato. Em nenhuma ação policial foi solicitado ou autorizado que a pessoa de R.C.P. prestasse qualquer tipo de auxílio ou apoio com seus cães farejadores à  DERRFVA.

Informamos também que no dia 26 de outubro, R.C.P. compareceu na DERRFVA juntamente com uma equipe de reportagem e dois cães, alegando que ajudaria na busca ao motorista de caminhão que estava desaparecido. Na ocasião, o delegado Arnon Osny Mendes Lucas não autorizou qualquer tipo de intervenção do mesmo nas investigações. O caminhoneiro foi localizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), sem que houvesse qualquer tipo de ajuda de R.C.P.

Ainda em checagem foi verificado que R.C.P. possui diversos registros criminais por estelionato, apropriação indébita, maus tratos, violência doméstica, uso de documento falso, entre outros. O delegado da DERRFVA, Arnon Osny Mendes Lucas, alerta a sociedade para esse tipo de situação em que o cidadão pode ser induzido a erro ou falsa informação, vindo a ser vítima de possível golpe. 

R.C.P. não foi preso, mas será investigado pela situação ocorrida em Rondonópolis por estelionato. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet