Olhar Direto

Sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Notícias / Política MT

Pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Niuan manifesta apoio a proposta de extinção de municípios

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

09 Nov 2019 - 17:04

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Niuan manifesta apoio a proposta de extinção de municípios
Na contramão da maioria dos políticos mato-grossenses que já posicionaram sobre o assunto, o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (Pode), manifestou apoio às mudanças no pacto federativo propostas pelo Governo Federal em uma das três Propostas de Emenda Constitucional (PEC) enviadas ao Congresso Nacional na última terça-feira (5).

Leia também
Botelho critica projeto que extingue municípios e pede mobilização de bancada federal


A proposta do Governo Bolsonaro prevê a extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total. No Brasil, atualmente existem 1.254 municípios que se encaixam nos critérios para as mudanças propostas.

Para Niuan, que é pré-candidato à prefeito de Cuiabá em 2020, uma gestão pública deve ter o compromisso em investimentos como infraestrutura, Saúde e Educação e não com folhas de pagamento e outras despesas administrativas.

“Acreditamos que uma gestão pública deva ser mais eficiente. Gastar mais com obras de infraestrutura, Saúde e Educação da população, e menos internamente com folha de pagamento e despesas administrativas”, publicou o vice-prefeito em suas redes sociais.

“Municípios que dependem quase que inteiramente de repasses federais já nasceram inviabilizados em seu crescimento e desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Em Mato Grosso, existem 34 municípios com menos de 5 mil habitantes, que podem ser excluídos, caso a proposta seja aprovada. São eles: Araguainha, Araguaiana, Canabrava do Norte, Conquista D’Oeste, Figueirópolis, Gloria D’Oeste, Indiavaí, Itauba, Luciara, Nova Brasilandia, Nova Guarita, Nova Marilandia, Nova Nazaré, Nova Santa Helena, Novo Horizonte do Norte, Novo Santo Antonio, Planalto da Serra, Ponte Branca, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, Ribeirãozinho, Rondolandia, Salto do Céu, Santa Carmem, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, Santo Afonso, São Jose do Povo, São Pedro da Cipa, Serra Nova Dourada, Tesouro, Torixoréu, União do Sul e Vale de São Domingos.

11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Robson Souza
    11 Nov 2019 às 12:10

    Precisamos lembrar que este cidadão é do Podemos e significa que o Partido é a favor da destruição de milhares de famílias nestes municípios a serem extintos. Vamos lembrar disso em 2020/2022 e punir os candidatos desse partido nojento e infame

  • Paulo Massaharu
    11 Nov 2019 às 10:09

    Eu também concordo com extinção, mas acho que município que tenha a distância maior que 100 km do principal municipio deve continuar como está mesmo que tenha menor que 5000 habitantes.

  • Paulo Massaharu
    11 Nov 2019 às 10:09

    Eu também concordo com extinção, mas acho que município que tenha a distância maior que 100 km do principal municipio deve continuar como está mesmo que tenha menor que 5000 habitantes.

  • silvio lopes de moraes
    10 Nov 2019 às 20:41

    Quanto menos município,menos prefeitos e vereadores e secretários para roubar a população.

  • Toni
    10 Nov 2019 às 11:34

    Parabéns Niuan pela postura tem que acabar com essa anarquia mesmo! Onde já se viu criar município que não dá conta de se sustentar...

  • Moreira
    10 Nov 2019 às 09:33

    É isso aí. Sem demagogia e pensando no bem do Brasil.

  • ELEITOR
    10 Nov 2019 às 08:14

    É POR ISSO QUE ELE É APENAS UM VICE E NÃO VAI PASSAR DISTO PORQUE ALÉM DE INEXPRESSIVO´AINDA FALA ASNEIRA..

  • Moacir
    10 Nov 2019 às 08:13

    Certíssimo ele e tem mais o politico que quiser se eleger e não marchar neste trilho pode esquecer que o povo vai votar nele. Município que só foi criado para pagar as folhas de pagamento tem que ser extinto mesmo.

  • Robson
    10 Nov 2019 às 00:48

    Precisamos de renovação na política. Parabéns pelo posicionamento Niuan, dinheiro público não é para ser gasto em cabides de emprego.

  • Kleber Venâncio
    09 Nov 2019 às 21:45

    Também sou favorável extinção da casa dos horrores, assembléia legislativa e congresso nacional.

Sitevip Internet