Olhar Direto

Sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Notícias / Política MT

“Não defendemos a liberdade de Lula porque nos ajuda, mas porque é uma causa justa”, diz Manuela em Cuiabá

da Redação - Isabela Mercuri

08 Nov 2019 - 10:15

Foto: Junior Silgueiro

Manuela D'Ávila em Cuiabá

Manuela D'Ávila em Cuiabá

“O Lula só ajuda, né?”. Esta foi a resposta da ex-deputada Manula D’Ávila, que esteve em Cuiabá no último dia 31 de outubro, quando questionada sobre a possível soltura do ex-presidente. “Além disso, a liberdade dele é uma causa justa”, completou. “Na minha interpretação, a liberdade dele ajuda, mas a gente não a defende porque ajuda, a gente a defende porque é uma causa justa, e é a causa certa para se defender no Brasil”.

Leia também:
‘Ele estar no meio de nós nos fortalecerá’, diz Rosa Neide sobre possível soltura de Lula

A liberdade de Lula é uma pauta da esquerda desde que o ex-presidente foi preso em Curitiba, no dia 7 de abril de 2018, após mandato expedido pelo juiz Sergio Moro. A pena seria de 12 anos e um mês, por corrupção e lavagem de dinheiro. Na noite da última quinta-feira (7), no entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela constitucionalidade do dispositivo legal que determina que a pena de prisão só deve ser aplicada após o caso transitar em julgado, ou seja, até que se esgotem os recursos possíveis ao réu. Isso significa que a pena não passa a ser aplicada automaticamente após condenação em segunda instância, o que beneficia diretamente o ex-presidente Lula, que ainda não teve os possíveis recursos esgotados.  

Segundo Manuela, que esteve em Cuiabá para participar do Festival de Cinema Tudo Sobre Mulheres, apesar de reconhecer sua força – e a ajuda que pode dar à esquerda nas eleições municipais de 2020 – não é a ajuda de Lula que faz com que ela lute por sua liberdade.

“Se ele ajudasse ou não eu iria lutar por isso, porque eu, pelo menos, lembro sempre daquela frase que a Olga deixou na carta para a filha dela: ‘Que a gente lute pelo belo, pelo bom, pelo justo’. Sempre. A vida toda”, afirmou.

A Deputada Federal Benedita da Silva (PT-RJ), que também esteve no debate, concordou, mas lembrou da importância da figura do ex-presidente. “Sua presença é uma presença que não só ajudará o partido dele, o PT, mas vai ajudar toda a esquerda e todos os democratas que querem e que sabem que é importante retomar, junto com o povo, uma trajetória que já estávamos praticando”, disse. “Hoje nós o temos como grande liderança, que pode não só ajudar, mas como deve ter esse compromisso em fazer com que a eleição de 2020 seja uma eleição que possa trazer de novo, depois destes desastres todos que nós estamos acompanhando, a esperança para o povo brasileiro”.

Lula livre

Logo após a decisão do STF, os advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins, que defendem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmaram que pediriam já nesta sexta-feira (8) a soltura imediata do ex-presidente.

Em novembro 2016, o STF havia julgado que os réus com condenação em segunda instância poderiam ser presos mesmo que ainda tenham recursos pendentes. Na ocasião, a votação foi feita no plenário virtual.

12 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Santana
    08 Nov 2019 às 15:55

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Fábio
    08 Nov 2019 às 15:40

    Sai de ré satanás.

  • dudu
    08 Nov 2019 às 15:18

    Esquerdistas merecem uma voltinha de trem!!

  • Kleber Venâncio
    08 Nov 2019 às 14:08

    Linda e inteligente. Parabéns guerreira!

  • Mulher ma
    08 Nov 2019 às 13:28

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Ares
    08 Nov 2019 às 12:39

    Só ver o vídeo que o deputado diz que lula é o maior ladrão que já existiu no Brasil que o.pt é igual praga de ganhafoto em lavoura no dinheiro público que desconhece uma empresa pública gerenciada pelo pt que não foi roubada como o Brasil ia prosperar desse jeito o pt ficou 14 anos no poder a única herança que nos deixou foi desemprego crise inflação violência pt nunca mais quero um Brasil gerando empregos para que as pessoas possam se manter sustentar suas famílias sem inflação sem violência sem corrupção pode até ser outro partido menos o pt que já provou e comprovou que não serve pra país algum Deus nos livre nos proteja do pt amém

  • alexandre
    08 Nov 2019 às 12:39

    meu malvado favorito de estimação...

  • Contribuinte
    08 Nov 2019 às 12:34

    Ele foi condenado pelo juiz singular, pelo TRF e pelo STJ no caso do triplex e, mesmo assim ainda acreditam em sua inocência. Eu já votei em lula, mas não acredito que ele seja inocente.

  • Chico Bento
    08 Nov 2019 às 11:24

    Quem prestigia a impunidade, corrobora com a ladroagem!

  • Laininha Cintra
    08 Nov 2019 às 11:20

    Lula foi injustiçado. Sem essa ridícula prisão, teria sido eleito e o Brasil estaria prosperando.

Sitevip Internet