Olhar Direto

Sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Notícias / Cidades

Projeto de lei propõe que contas atrasadas de água e energia possam ser pagas com cartão de crédito

Da Redação - Fabiana Mendes

13 Nov 2019 - 09:17

Foto: Reprodução

Projeto de lei propõe que contas atrasadas de água e energia possam ser pagas com cartão de crédito
Projeto de lei do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) propõe que, antes de suspender o fornecimento de água ou energia elétrica, as concessionárias responsáveis pela prestação dos serviços deverão oferecer aos consumidores a possibilidade de pagamento dos débitos pendentes nas modalidades de cartão de débito ou crédito. A sugestão foi protocolada no dia sete deste mês na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Leia mais:
Apostador de Mato Grosso ganha sozinho R$ 1 milhão em loteria da Caixa

De acordo com o PL 1187/2019, a máquina do cartão será de porte obrigatório dos agentes concessionários que efetuem as suspensões de fornecimento e a possibilidade de pagamento do débito deverá ser ofertada no mesmo dia e em momento anterior à suspensão do serviço.

O parlamentar ressalta que o corte do serviço de água ou energia é um meio de coagir o consumidor a efetuar os pagamentos pendentes. Diante disso, cabe à concessionária assegurar facilidades para que esses débitos pendentes sejam devidamente pagos.

“Ofertar meio de pagamento a fim de evitar a suspensão dos serviços coaduna-se perfeitamente com o objetivo, além de evitar o retrabalho por parte da empresa (desativar e reativar o serviço), bem como preserva a dignidade do consumidor, que já se encontra em situação financeira complicada”, diz um dos trechos da justificativa.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet