Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

645 ACOLHIDOS

Mato Grosso tem 75 crianças e adolescentes aptas à adoção para 998 pretendentes

Foto: Reprodução Bahia LIgada

Mato Grosso tem 75 crianças e adolescentes aptas à adoção para 998 pretendentes
O estado de Mato Grosso tem 75 crianças e adolescentes aptas à adoção para 998 pretendentes habilitados, de acordo com Tatiane de Barros Ramalho, presidente da Comissão da Infância e Juventude da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT). Na próxima sexta-feira (22), o I Encontro do Centro-Oeste de Apoio à Adoção (Encoapa) irá debater a preparação dessas pessoas que pretendem adotar e o acompanhamento pós-guarda para adoção, no auditório do Fórum da Capital, das 8h às 18h.


Leia mais:
Adoção tardia garante a menina de 9 anos comemorar primeiro dia das crianças em família

"Esse evento é de suma importância para os militantes na área de infância e juventude, em especial a rede de proteção às crianças e adolescentes da região Centro-Oeste. Crianças e adolescentes estão aguardando para ser acolhidas por uma família. Hoje, em Mato Grosso, nós temos 645 acolhidos, 75 crianças e adolescentes aptas à adoção e 998 pretendentes habilitados", afirma Tatiane Ramalho.

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Carlos Alberto Alves da Rocha, destaca que é necessário divulgar que as crianças institucionalizadas precisam de apoio e que esse é um dever de todos, sem exceção. "Quanto mais pessoas estiverem envolvidas na desmistificação do assunto, mais fácil será a conscientização da sociedade sobre a adoção, principalmente, de crianças mais velhas e com necessidades especiais. Estamos empenhados nessa luta”, pontua.

O evento é realizado pela Comissão da Infância e Juventude da OAB-MT, pela Associação Nacional de Apoio à Adoção (ANGAAD), Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (Ampara) e pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).

Dentre os temas que serão abordados estão "A esperança de ter esperança", "Os impactos do trauma no desenvolvimento da criança e do adolescente", "O direito à convivência familiar e comunitária e a busca ativa" e "A preparação dos pretendentes à adoção e o acompanhamento pós-guarda para adoção".

Inscrições

A inscrição é totalmente gratuita para os participantes, tendo em vista que a ação é voltada para pessoas que trabalham com o tema e também para a população que tem interesse em discutir a adoção. Também participarão do encontro magistrados, gestores de varas, psicólogos, assistentes sociais, advogados e representantes de instituições e sociedade organizada. As inscrições podem ser feitas aqui.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet