Olhar Direto

Sábado, 07 de dezembro de 2019

Notícias / Cidades

Em Cuiabá, dez são presos por dirigirem alcoolizados e 108 veículos são apreendidos

Da Redação - José Lucas Salvani

02 Dez 2019 - 14:11

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Em Cuiabá, dez são presos por dirigirem alcoolizados e 108 veículos são apreendidos
Em Cuiabá, dez pessoas foram presas por dirigirem alcoolizadas, outras 47 foram multadas por estarem no volante sob efeito de álcool e 108 veículos foram removidos. Esse é o saldo da 'Operação Vida no Trânsito', realizada entre a última quinta-feira (28) e domingo (1) em cinco pontos espalhados pela capital mato-grossense.

Leia mais:
Sem CNH, motorista invade cruzamento e morre após ser atingido por caminhão; fotos

Um total de 58 motoristas foram multados por estar sem licenciamento dos veículos, 31 pessoas foram flagradas dirigindo sem CNH, e outras doze se recusaram a fazer teste com etilômetro. Outros 7 motoristas foram multados por estarem com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida há mais de 30 dias.

A Operação Vida no Trânsito foi realizada pelo Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), Semob, Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas (SOE), Ciosp, Polícia Rodoviária Federal, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

Programa Vida no Trânsito

Além das autuações, a ação também teve como objetivo principal entrevistas com motoristas de Cuiabá para pesquisa nacional, encomendada pelo Ministério da Saúde à UFG para avaliar o efeito do Programa Vida no Trânsito (PVT), que estima a prevalência e fatores associados ao beber e dirigir e velocidade excessiva nos condutores de automóveis ou motocicletas.

Pesquisadores da UFG, sob orientação do coordenador, o médico infectologista e pesquisador, Otaliba Libânio de Morais Neto, ouviram moradores da Capital, que não fossem trabalhadores de aplicativos, taxistas ou mototaxistas. Além de preencher o questionário, os motoristas sopraram o etilômetro para fins acadêmicos e depois, decidia se faria ou não o teste oficial da equipe da Lei Seca.

“Na pesquisa, avaliamos, através das entrevistas e também pelo teste de etilômetro, a dosagem de alcoolemia nos condutores de veículos. O estudo permite avaliar quais os principais fatores associados aos acidentes de trânsitos, e principalmente, com as mortes e feridos graves causados pelos os acidentes de trânsitos. Avaliamos usos detratores, como de aparelho celular e outros aparelhos que o condutor utiliza e que diminui a atenção, o que pode estar relacionado ao acidente de trânsito”, explica.

O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Victor Fortes, destaca que os resultados da pesquisa serão importantes para ações efetivas para reduzir acidentes e mortes no trânsito. A Sesp continua por meio de parceiros como a PRF, órgãos municipais de trânsito, como a Semob e a Guarda Municipal de Várzea Grande, com as ações da Lei Seca.

"A gente também destaca a parceria e a integração de todos os órgãos e instituições que atuam na fiscalização, órgãos municipais, estadual e federal, participação ativa de todas as forças de segurança. O objetivo de todos é comum é preservar a vida e garantir a segurança de todos", afirma.

O estudo vai avaliar o comportamento dos motoristas nas cidades de Cuiabá, Palmas, Campo Grande, Curitiba, Teresina, Belo Horizonte, Boa Vista, Florianópolis, São Luís, São Paulo, Macapá, Goiânia, Salvador e Vitória.

Lei Seca

Em 2019, foram realizadas 35 operações Lei Seca em Mato Grosso, contemplando os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis e Campo Novo do Parecis. Foram 161 pessoas presas por dirigir bêbadas, 4.363 testes de alcoolemia foram aplicados, 436 CNHs recolhidas, 367 documentos de veículos recolhidos, 854 veículos removidos, 437 pessoas dirigindo embriagadas e 96 se recusaram a fazer teste de bafômetro.

9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Mria das Gracas
    04 Dez 2019 às 11:23

    INFELIMENTE A SITUACAO DO BRASILEIRO NAO TA FACIL, PRINCIPALMENTE ME mt POR SER O LUGAR MAIS CARO DO PAIS PRA SE VIVER E AONDE A CORRUPÇAO CHEGOU AO EXTREMO E QUEM TEM QUE PAGAR SOMOS NOS OS CIDADOES. eU PASSEI POR ESTE PROBLEMA, DEVER OS IPVA, MULTAS E O MAIOR PROBLEMA QUE AS MULTAS SAO CARAS, TENHO MULTAS DE 26/12 NA ROD DE GROSSO, 3 POR SINAL E NESTE DIA EU ESTAVA AQUI EM CUIABA E MEU CARRO TAMBEM, ERA NATAL E ESTAVA COM MINHA FAMILIA. ISSO PROVA A FABRICACAO DE MULTAS. QUANDO A GEMNTE VAI PAGAR OS IPVA ATRASADO NAO CONSEGUEM COM ESSE TANTO DE MULTAS ABUSIVAS, FIZERAM PARCELAMENTO EM CARTAO DE CRDITO, SE ESTAMOS COM IPVA ATRASADO, TEMOS CARTAO EM DIA? NAO! O QUE VEMOS SAO ESSE POVO DO GOVERNO PAGANDO DIARIAS ALTA PROS QUE VAO FAZER BLITZ, COBRAM UM PRECO ABUSIVO DA DIARIA DO PATIO, DO GUINCHO E TUDO. QUEM CONSEGUE PAGAR TUDO?? SEJAMOS MAIS HUMANOS E SOLIDARIOS COM QUEM NAO CONSEGUIU AINDA, O AMOR, A GRATIDAO E O CORACAO BOM FAZ BEM A ALMA. QUE TANTA MALDADE ALGUNS ESTAO DIZENDO AQUI, PQ ISSO?? SAO TAO MAUS ASSIM? E VCS UM DIA TALVEZ CHEGA O DIA RUIM DE VOCES, TODOS TEMOS! A UNIAO FAZ A FORCA, DEVERIAM ESTAR ALARMADOS E TRISTES COM TANTAS INJUSTICAS COMETIDAS COM O CIDADAO. A ASSEMBLEIA PROIBIU DE PRENDEREM CARROS COM IPVA ATRASADO E O QUE ELES FAZEM? APREENDEM POR NAO EST

  • Jorge Mattos
    03 Dez 2019 às 04:30

    ISSO MOSTRA COMO O CONDUTOR É TOTALMENTE IRRESPONSÁVEL, BEBIDA ALCOÓLICA E DIREÇÃO NÃO COMBINA E O PIOR COLOCANDO EM RISCO SUA PRÓPRIA VIDA E A VIDA DE TERCEIROS. PARABÉNS AOS ÓRGÃOS QUE PARTICIPARAM DA BLITZ. CONTINUEM ASSIM COM RIGOR, EFETUANDO MAIS BLITZ PELA CIDADE. A POPULAÇÃO SÉRIA AGRADECE.

  • Cláudio
    02 Dez 2019 às 22:47

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Jackson
    02 Dez 2019 às 22:20

    Esse tipo de ação só visa lucro!!! Infelizmente, bando de mercenários!!

  • Júlio
    02 Dez 2019 às 22:13

    Olha o maior mal dos tempos passados e deste realmente não são os inadimplente do Detran...pois se os senhores estão em dias me respondam ...por que as rodovias do estado estão pedagiadas ? Por que as malhas alfalticas da capital sempre estão deteriorando? Por falta de pagamentos de IPVA e licenciamento ? Francamente acredito em pessoas que tem orgulho de ser um cidadão honrado com seus deveres e compromisso, mas o que me deixa desacreditado do ser humano é o fato de não verem além das aparências .

  • Alves
    02 Dez 2019 às 20:14

    Parabéns! Por mais operações como essa em Vg também

  • Márcio Moraes Silva
    02 Dez 2019 às 19:15

    Parabéns a todos os órgãos competente tinha que fazer principalmente nos finais de semanas por exemplo os horários das 04:00 as 0630 porque muitos sai das baladas e sai dirigindo o carro colocando em riscos as pessoas muitas das vezes que vão trabalhar estes dias um carro furou o sinal e quase bateu em mim o cara ainda ficou muito nervoso

  • Marcos paulo
    02 Dez 2019 às 15:56

    Quer Beber e dirigir,quer ter carro e não tem condição de pagar o IPVA,quer dirigir sem Habilitação,tem que arcar com os erros mesmo,parabéns a PM e órgãos competentes.

  • Ares
    02 Dez 2019 às 15:23

    Muita gente irresponsável e inadimplente com seus deveres e obrigações não cumprindo com seus deveres geralmente são essas pessoas que vem aqui com mímimi vitimismo

Sitevip Internet