Olhar Direto

Sábado, 25 de janeiro de 2020

Notícias / Cidades

Semob já aplicou mais de 323 mil multas em Cuiabá neste ano; velocidade e avanço de sinal lideram

Da Redação - Wesley Santiago

09 Dez 2019 - 17:39

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Semob já aplicou mais de 323 mil multas em Cuiabá neste ano; velocidade e avanço de sinal lideram
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) já aplicou mais de 323 mil multas em motoristas que trafegam por Cuiabá. Os dados levantados, que apontam crescimento nas infrações, são referentes a autuações aplicadas de 1º de janeiro a 30 de outubro deste ano. Excesso de velocidade e o avanço de sinal vermelho estão no topo das principais ocorrências.

Leia mais:
Semob deve instalar ‘radares de peso’ para flagrar caminhões que trafegam de forma irregular em Cuiabá
 
Conforme os dados divulgados pela prefeitura, no ano passado, neste mesmo período, foram 301.709 infrações cometidas. Neste ano, houve acréscimo, com o número de multas chegando a 323.842.
 
O levantamento apontou que as cinco infrações mais cometidas são: transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20% (53,7%); avançar o sinal vermelho do semáforo – fiscalização eletrônica (27,6%); transitar em velocidade superior a máxima permitida de 20% a 50% (8,6%); estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização (2.7%) e estacionar no passeio (1,6%).
 
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, a fiscalização eletrônica tem ajudado bastante a diminuir os índices de acidentes no trânsito e também a compensar a falta de material humano. “Hoje, posso investir em tecnologia e fiscalização. Isso tem que ser feito para diminuir alguns incidentes de veículos. É humanamente impossível eu ter um agente de trânsito em cada gargalo de Cuiabá. Videomonitoramento está ajudando muito. Nossas câmeras serão interligadas com as do governo. É um projeto que está em andamento”.
 
Antenor também fez questão de destacar os resultados dos radares de velocidade e avanço semafórico. Um dos exemplos utilizados foi o trecho da avenida Miguel Sutil, em frente ao Comper, onde pelo menos três pessoas perderam a vida. Após a instalação dos aparelhos, nenhum acidente grave foi registrado no local.
 
“Os moradores da região nos falam e as estatísticas mostram redução de acidentes. Tivemos dois ou três acidentes com vítima fatal, agora não tem mais nada. Mexemos no bolso do cidadão, infelizmente assim é que as pessoas aprendem. É preciso rigor. Na Miguel Sutil, quase não se vê mais acidente grave. Por isso a fiscalização eletrônica é tão boa”, acrescentou o secretário.
 
Antenor ainda faz questão de, mais uma vez, questionar a pecha de indústria da multa. “Você só se multa se quiser. Não adianta andar a 80 km/h e não quere ser multado no radar. A via é toda sinalizada quanto a velocidade permitida. O número de multas caiu bastante. Estou torcendo para que diminua ainda mais. Antes, o avanço semafórico era o segundo lugar, agora caiu. O problema maior hoje é celular e cinto de segurança”.
 
Radar de peso
 
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) deverá instalar ‘radares de peso’ para flagrar veículos de carga que estejam trafegando de forma irregular pelo Centro de Cuiabá. A ação, segundo o gestor da pasta, Antenor Figueiredo, é essencial para compensar a falta de efetivo de agentes de trânsito que há atualmente.
 
“Estaremos trazendo equipamentos de detector de peso. Será um sensor instalado no chão, como é com os radares. Passou a mais que o permitido, será multado. Será justamente para contornar a falta de agentes que temos e fiscalizar”, disse o secretário ao Olhar Direto. Além disto, ele ainda garantiu que a fiscalização batizada de ‘Carga Pesada’ irá continuar.

14 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • thiago
    10 Dez 2019 às 17:55

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • jose a silva
    10 Dez 2019 às 08:04

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Elaine
    10 Dez 2019 às 04:08

    O que realmente LIDERA é a multa aplicada ao cidadão de bem injustamente, fui multada 2x injustamente fiquei revoltada pois não tenho tempo de sobra pra ficar 5 horas esperando pra ser atendida pra recorrer a uma multa que eles disseram que eu estava parada numa faixa de pedestre num lugar que eu nunca parei na minha vida a outra multa disse que estava com passageiro sem sinto um absurdo pois venho do trabalho sozinha sem passageiro ultimamente os amarelinhos vem enxergando o sobrenatural ( A JUSTIÇA DO HOMEM FALHA MAS A DE DEUS NÃO FALHA) o que pranta colhe, e todos que estão agindo injustamente aplicando multas indevida vai chegar a vez de cada um, tenho plena certeza disso. ( INDUSTRIA DA MULTA!!!)

  • Otaviano
    09 Dez 2019 às 21:51

    Ai que ta, estavam na rotatoria do jd italia "controlando" o transito, e pra nao perder viagem acabaram me multando por causa do insulfilm, e nem se quer me pararam, apenas meteram a caneta de longe. Ou seja, semob so serve pra MULTAR!

  • Cuiabano Cansado
    09 Dez 2019 às 21:05

    Sou a favor de penalizar os infratores, mas uma multa de sinal vermelho custar 300 reais, é roubar o cidadão! Sim à penalização, mas repudio a indústria de multas, pois não vejo retorno das multas aplicadas em melhorias para o cidadao. E outra, amarelinho não é só pra multar, mas tambem para organizar o transito, coisa que nao vejo há muito tempo. Ass Cuiabano Cansado

  • Tiago Armando
    09 Dez 2019 às 20:45

    A imagem da semob ta meio ruim.. cabe aos patrocinadores publicarem pontos positivos

  • Paletó
    09 Dez 2019 às 19:25

    Sobre o atropelamento do motociclista já abriu -se o PAD, vai ter punição ou vai ficar por isso mesmo.

  • Marcos
    09 Dez 2019 às 19:10

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Moacir
    09 Dez 2019 às 19:06

    Concordo que o pessoal de Cuiabá é muito mal educado quase que em tudo assim no trânsito não é diferente ,mas tem uma coisa que melhorou sta erado estes semáforo inteligentes ficam pouco tempo no amarelo tendo que frear bruscamente para não ficar no meio do cruzamento e isso que está aumentando muito as infração de avanço de sinal.

  • Luis Flávio
    09 Dez 2019 às 18:27

    E quem multa a Semob? Pois também cometem infrações no trânsito como dirigir falando no celular estacionar em local proibido acionar sirene só pelo fato de não querer ficar parado no trânsito isso sendo ação corriqueira deles, viaturas e ambulâncias , andar sem cinto qual seria a desculpa dada " estávamos em perseguição a moto-taxista".

Sitevip Internet