Olhar Direto

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Cidades

Veja dados

Semob já aplicou mais de 323 mil multas em Cuiabá neste ano; velocidade e avanço de sinal lideram

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Semob já aplicou mais de 323 mil multas em Cuiabá neste ano; velocidade e avanço de sinal lideram
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) já aplicou mais de 323 mil multas em motoristas que trafegam por Cuiabá. Os dados levantados, que apontam crescimento nas infrações, são referentes a autuações aplicadas de 1º de janeiro a 30 de outubro deste ano. Excesso de velocidade e o avanço de sinal vermelho estão no topo das principais ocorrências.

Leia mais:
Semob deve instalar ‘radares de peso’ para flagrar caminhões que trafegam de forma irregular em Cuiabá
 
Conforme os dados divulgados pela prefeitura, no ano passado, neste mesmo período, foram 301.709 infrações cometidas. Neste ano, houve acréscimo, com o número de multas chegando a 323.842.
 
O levantamento apontou que as cinco infrações mais cometidas são: transitar em velocidade superior a máxima permitida em até 20% (53,7%); avançar o sinal vermelho do semáforo – fiscalização eletrônica (27,6%); transitar em velocidade superior a máxima permitida de 20% a 50% (8,6%); estacionar em local/horário proibido especificamente pela sinalização (2.7%) e estacionar no passeio (1,6%).
 
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, a fiscalização eletrônica tem ajudado bastante a diminuir os índices de acidentes no trânsito e também a compensar a falta de material humano. “Hoje, posso investir em tecnologia e fiscalização. Isso tem que ser feito para diminuir alguns incidentes de veículos. É humanamente impossível eu ter um agente de trânsito em cada gargalo de Cuiabá. Videomonitoramento está ajudando muito. Nossas câmeras serão interligadas com as do governo. É um projeto que está em andamento”.
 
Antenor também fez questão de destacar os resultados dos radares de velocidade e avanço semafórico. Um dos exemplos utilizados foi o trecho da avenida Miguel Sutil, em frente ao Comper, onde pelo menos três pessoas perderam a vida. Após a instalação dos aparelhos, nenhum acidente grave foi registrado no local.
 
“Os moradores da região nos falam e as estatísticas mostram redução de acidentes. Tivemos dois ou três acidentes com vítima fatal, agora não tem mais nada. Mexemos no bolso do cidadão, infelizmente assim é que as pessoas aprendem. É preciso rigor. Na Miguel Sutil, quase não se vê mais acidente grave. Por isso a fiscalização eletrônica é tão boa”, acrescentou o secretário.
 
Antenor ainda faz questão de, mais uma vez, questionar a pecha de indústria da multa. “Você só se multa se quiser. Não adianta andar a 80 km/h e não quere ser multado no radar. A via é toda sinalizada quanto a velocidade permitida. O número de multas caiu bastante. Estou torcendo para que diminua ainda mais. Antes, o avanço semafórico era o segundo lugar, agora caiu. O problema maior hoje é celular e cinto de segurança”.
 
Radar de peso
 
A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) deverá instalar ‘radares de peso’ para flagrar veículos de carga que estejam trafegando de forma irregular pelo Centro de Cuiabá. A ação, segundo o gestor da pasta, Antenor Figueiredo, é essencial para compensar a falta de efetivo de agentes de trânsito que há atualmente.
 
“Estaremos trazendo equipamentos de detector de peso. Será um sensor instalado no chão, como é com os radares. Passou a mais que o permitido, será multado. Será justamente para contornar a falta de agentes que temos e fiscalizar”, disse o secretário ao Olhar Direto. Além disto, ele ainda garantiu que a fiscalização batizada de ‘Carga Pesada’ irá continuar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet