Olhar Direto

Segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Notícias / Cidades

Vídeos mostram Rio Cuiabá 'recheado' de peixes e pessoas impressionadas com fenômeno; assista

Da Redação - Fabiana Mendes

12 Dez 2019 - 14:40

Foto: Reprodução

Vídeos mostram Rio Cuiabá 'recheado' de peixes e pessoas impressionadas com fenômeno; assista
Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram o Rio Cuiabá recheado de peixes. O fenômeno acontece na piracema, período de reprodução dos peixes, quando eles deslocam até as nascentes dos rios ou até regiões rasas com ervas para desovar. As imagens teriam sido gravadas na última quarta-feira (11). 

Em Mato Grosso, equipes do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental intensificam a fiscalização nos rios durante o período de defesa da piracema, iniciado em 1º de outubro. A prática da pesca ilegal gera multas, que podem variar de R$ 1 mil a R$ 100 mil, além da apreensão do pescado e equipamentos.   

Leia mais:
Sema e PM percorrem 1.200 Km de fiscalização durante Operação Piracema
 
O patrulhamento é realizado por meios fluvial e terrestre, nas principais bacias hidrográficas, a fim de coibir a prática da pesca predatória. A “Operação Vigia” tem como objetivo resguardar os recursos naturais e combater o desrespeito ao período de proibição à pesca amadora e profissional que segue até o dia 31 de janeiro de 2020.

O batalhão orienta que neste período é permitida somente a modalidade de pesca de subsistência, praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais, como garantia de alimentação familiar. O transporte e comercialização de pescado oriundo da subsistência estão proibidos. Bem como a modalidade pesque e solte ou pesca por amadores também ficam proibidas nos rios de Mato Grosso.

Mato Grosso é o primeiro Estado a definir o período de proibição da pesca tendo por base estudos científicos, já que a medida assegura a reprodução dos peixes, garantindo a preservação de espécies e o estoque pesqueiro. A pesca predatória e outros crimes ambientais podem ser denunciados por meio da Ouvidoria da PMMT pelo 0800-65-3939.

Veja vídeos:

8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Clodomir
    13 Dez 2019 às 11:10

    Parabéns Rubem perfeita a colocação Proibição do transporte já senão vai virar só curimbatá, piaus e piranhas infelizmente

  • Rubem Mauro
    13 Dez 2019 às 10:21

    Existe pessoas desinformadas, criticando o Projeto Cota Zero, tendo como referência esse fenômeno ocorrido. Ali só rodava curimbatá, pois os peixes nobres como piraputanga, pacu, pintado, cachara e outros, a pesca predatória, profissional e amadora, assim como as diversas ações antrópicas com eles já quase os exterminaram. Por isso é importante a cota zero por um período determinado para que os cardumes se restabeleçam. Estamos retirando da natureza mais do que ela é capaz de repor!

  • Carlos
    12 Dez 2019 às 21:50

    Primeiro que curimbatá tem de mais nos rios, segundo não vi nos vídeo nenhuma embarcação da Sema ou Ambiental, quero ver desovas assim de pintados, piauçu, pacu, etc, esses peixes não tem mais nos rios de MT.

  • Sergio Arruda
    12 Dez 2019 às 19:07

    Piracema???

  • Monteiro
    12 Dez 2019 às 18:35

    E o governo do Estado quer proibir 5 anos a pesca,sem noção,tem muito peixe,precisa é fiscalizar sem corrupção,liberar à caça ao jacaré que hoje é o grande predador dos peixes dos rios e principalmente do Pantanal,super população!!

  • ANDRE PORTOCARRERO
    12 Dez 2019 às 17:24

    RIO CUIABÁ Ponte Sérgio Mota, dentro da cidade, apesar Apesar de todas as agressões e descaso o Rio Cuiabá dá show de vida e confirma o título de mais piscoso do Brasil! LUFADA ! PEIXE, PEIXE, PEIXE. O MILAGRE DA VIDA E DA MULTIPLICAÇÃO! Agora é impressionante as pessoas estão tão afastadas da natureza que não sabem o que é PIRACEMA! Jesus... tem gente nas redes sociais do O. D. falando que os peixes saíram do Lago do Manso por que abriram as comportas, outros dizendo que eles não estão conseguindo respirar e tantos absurdos. Se não sabem o que é deem um GOOGLE pelo menos.

  • Jessica Trans
    12 Dez 2019 às 17:11

    ai que tudo....queria ta nesse meio ai pois sou quase uma sereia do Cuiabá! Linda e poderosa em meios aos peixinhos!

  • lucia
    12 Dez 2019 às 16:55

    Isso mostra que não há falta de peixe em nosso rios e sim ausência de fiscalização do Estado em evitar a pesca predatória. Esse discurso de cota zero reflete apenas que o governo não tem competência de proteger os rios contra esses predadores.

Sitevip Internet