Olhar Direto

Sábado, 18 de janeiro de 2020

Notícias / Política MT

Botelho destaca ações da Assembleia para fortalecimento da Agricultura Familiar no Estado

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

15 Dez 2019 - 11:09

Foto: Marcos Lopes/ AL-MT

Botelho destaca ações da Assembleia para fortalecimento da Agricultura Familiar no Estado
Mato Grosso deu importante passo para o fortalecimento da agricultura familiar. Propostas aprovadas pela Assembleia Legislativa promoveram o aquecimento da Agricultura Familiar em Mato Grosso este ano, a exemplo da entrega de máquinas, assinatura de convênios com associações de pequenos produtores e prefeituras e a certificação do Susaf para Sorriso, primeiro município a receber o documento que o credencia a vender produtos da agricultura familiar em outras cidades. Os avanços que foram destacados pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), que tem origem na agricultura familiar.

Leia também
Barranco toma posse e comandará PT no Estado por mais quatro anos


Botelho também assinou os convênios durante a cerimônia do Programa Mato Grosso Produtivo, realizado na sede do Governo, no Palácio Paiaguás, nesta sexta-feira (13), que contou com as presenças de lideranças municipais, representantes das bancadas federal e estadual. Dentre as novidades, os microprodutores rurais e microgranjeiros, usuários da Nota Fiscal Avulsa Eletrônica, também conhecida como NFA-e, já podem fazer a emissão do documento eletronicamente no portal da Secretaria de Fazenda (Sefaz).

"Pra mim é uma alegria quando tem um evento como esse. Agradeço, em especial, o Fábio Garcia que sempre destinou emendas para ajudar os pequenos produtores. Se tem alguém que realmente precisa é a agricultura familiar. O trabalho da Assembleia começa a dar resultado, com obras em andamento e investimentos como esse. Estamos lá para trabalhar para o estado e para o futuro", disse Botelho.

O parlamentar ressaltou a lei da certificação pelo Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, o Susaf. Lei que permite que o município fiscalize a produção do pequeno produtor. "Um projeto meu e do ex-deputado José Domingos que passa para o município poder certificar os seus produtos para serem fiscalizados. Isso diminui a burocracia, cria mais facilidade para a agricultura familiar e muitos municípios já estão conveniando para fazer essa certificação", afirmou o presidente, ao chamar a atenção à regularização fundiária que precisa promover grandes avanços.

Sorriso será o primeiro município beneficiado com a certificação Susaf. "É o momento de reconstrução financeira, dos nossos planejamentos", afirmou o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, ao destacar a assinatura do termo que vai fomentar a economia local.

O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou os investimentos e agradeceu o empenho dos parceiros. Também garantiu a entrega de 6,2 mil títulos da regularização fundiária no primeiro semestre de 2020.

O secretário de Agricultura Familiar, Silvano Amaral também agradeceu o empenho da Assembleia Legislativa à agilidade para aprovação de leis que beneficiam o setor. "A Assembleia está sempre pronta para ajudar e a agricultura familiar de Mato Grosso só anda com parcerias. Vamos atender 16 municípios com equipamentos e máquinas, são tratores, patrulhas, ensilhadeiras e mais outros três que receberão um veículo cada um para atender a assistência técnica. Ainda temos outros municípios que receberão recursos e convênios para o desenvolvimento para outras cadeias produtivas, no caso café e cacau".

Na oportunidade, o senador Jayme Campos (DEM) disse que está agilizando a liberação de recursos da União e vai pedir uma reunião, na próxima semana, com o ministro Paulo Guedes para cobrar a liberação do FEX.

"Temos cinco assentamentos e o povo é carente, lá temos a bacia leiteira, o plantio de maracujá", comemorou o prefeito de Santo Afonso, Joab Almeida dos Santos. (Com assessoria)

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Kleiton Oliveira
    16 Dez 2019 às 08:10

    É uma iniciativa muito boa da AL MT e do governo do estado estar junto da Agricultura Familiar. O que o Deputado Botelho disse é realidade da Agricultura Familiar em MT e no Brasil, "ELA PRECISA DE AJUDA". Agora não vamos nos esquecer da ATER, principalmente a Pública, que nesse estado ja está presente a 55 anos, chegando em localidades onde nenhuma empresa particular e até mesmo o poder público vão, pois os pequenos agricultores não tem dinheiro para bancar os autos custos da ATER particular e as prefeituras quase que em sua totalidade não dão assistência Técnica, e quando o fazem gira em torno dos interesses políticos. Quando ouvi dizer que o Governador pretende extinguir a Empaer, achei um tremendo equívoco, dos maiores desatinos políticos que já ví acontecer em MT, pois esta Empresa Pública mesmo sendo sucateada pelos Governos, mesmo sendo massacrada até mesmo pelo atual Governo, mesmo tendo uma dívida que não foi a Empaer que contraiu, pois são passívos que o próprio governo no estado ao longo de décadas vem empurrando no CNPJ da desta Empresa, mesmo com tudo isso, a EMPAER vem desempenhando um ótimo papel junto a Agricultura Familiar do estado. Antes de ficar entregando máquinas e carros para alguns Municípios, o que também é bom, quando utilizado para os devidos fins propo

  • Rocha
    15 Dez 2019 às 14:29

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Sitevip Internet