Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Crescimento de produção de lixo eletrônico motiva novas soluções de descarte e reciclagem

Foto: Da Assessoria

Crescimento de produção de lixo eletrônico motiva novas soluções de descarte e reciclagem
A crescente produção de lixo eletrônico, o e-lixo, tem preocupado ONGs e outros setores da sociedade. De acordo com o estudo Global E-waste Monitor, apenas no ano de 2017 foram produzidos 44,7 milhões de toneladas de e-lixo. Estima-se que o Brasil produza, por ano, entre 7 kg a 10kg de lixo eletrônico por habitante. Em Mato Grosso algumas iniciativas têm sido tomadas para contribuir com a reciclagem deste material.


Leia mais:
Hospital de Câncer prorroga campanha de arrecadação de lixo eletrônico

O e-lixo consiste em todos os equipamentos eletrônicos, como smartphones, computadores, monitores, TVs e tablets, que são descartados ou se tornam obsoletos. De acordo com o estudo Global E-waste Monitor, que reuniu dados do mundo todo, metade das 44,7 milhões de toneladas de e-lixo produzidas em 2017 foram de responsabilidade da Europa e Estados Unidos. É como se cada pessoa no mundo produzisse seis quilos desse tipo de lixo.

O Brasil, no entanto, não está tão atrás neste ranking. De acordo com um infográfico elaborado pelo pessoal da Cassino Online Betway, o Brasil é o 7º maior produtor de lixo eletrônico do mundo, ficando atrás de China, Estados Unidos, Japão, Índia, Alemanha e Reino Unido, respectivamente. Por ano o Brasil produz em média 1,5 milhão de tonelada de e-lixo, sendo o maior produtor de lixo eletrônico da América Latina.

O risco do descarte indevido deste tipo de material é de danos não só ao meio ambiente, diretamente, mas também à saúde da população. Ainda segundo o infográfico da Betway, no e-lixo é encontrado chumbo, bário, e outros metais pesados, havendo também liberação de fósforo tóxico. A exposição a isto pode causar problemas respiratórios e danos ao sistema nervoso.



A maneira correta de descarte é por meio da entrega em Pontos de Entrega Voluntária (PEV). Em Mato Grosso algumas entidades possuem iniciativas para o recolhimento de e-lixo, como a Ecodescarte e a Nova Recicle Logística Reversa.

Uma das ações deste tipo é a campanha para a arrecadação de lixo eletrônico realizada por ONGs de causas ambientais, que acontece em determinadas épocas do ano, com o objetivo de reciclar o lixo eletrônico e, com o dinheiro arrecadado, realizar manutenções no Hospital de Câncer de Mato Grosso (Hcan-MT).

Outra iniciativa surgiu na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do professor Einstein Lemos de Aguiar, que coordenou a criação de uma máquina que facilita a reciclagem desse lixo. Ela processa placas de circuito. A invenção foi só o primeiro projeto do que viria a se tornar o Núcleo de Gestão do Conhecimento Aplicado à Economia Verde. O Sesi também, através do projeto Multiação, promove o recolhimento de lixo eletrônico de tempos em tempos.

Uma outra opção para a destinação dos equipamentos eletrônicos é a economia circular, que propõe uma mudança no perfil de consumo. O objetivo é que os produtos eletrônicos usados sejam repassados e reutilizados por outras pessoas, ou para outros fins. A ideia também propõe mudanças no design e na fabricação destes produtos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet