Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

PRIMEIRA MULHER NO CARGO

Janaina Riva destaca "quebra de paradigmas" ao relembrar passagem pela presidência da Assembleia Legislativa

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Janaina Riva destaca
Em 2019 a deputada estadual Janaina Riva (MDB) se tornou a primeira mulher a assumir a cadeira de presidente na Assembléia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em razão de licença do deputado estadual Eduardo Botelho (DEM). Num balanço de sua atuação neste ano, a parlamentar relembrou dos desafios e destacou a "quebra de paradigmas e de muitas vitórias para a representatividade de mulher na política". 


Leia mais:
Erro técnico e posse de juiz adiam julgamento sobre cassação de Janaina Riva

"Tive a oportunidade de comandar o parlamento por quase 60 dias e acredito ter mostrado aos demais colegas a minha maneira um tanto leve de gerir. Foi um ano de vitórias em que pude atuar na intermediação de vários conflitos e pude mostrar mais esse meu lado conciliador e agregador, afinal, política é a arte de agregar”, avaliou.

Entre as 1307 proposições em tramitação que a parlamentar possui, 427 foram apresentadas somente em 2019. Janaina propôs ao todo 267 Indicações, 48 Projetos de Lei, 40 Moções de aplausos, 31 Projetos de Resolução, 29 Requerimentos de Informações, 7 Moções de Pesar, 3 Moções de congratulações, uma Moção de Repúdio, um Projeto de Decreto Legislativo e um Projeto de Emenda Constitucional.

Oito propostas de Janaina viraram leis ao longo desse ano. Dentre elas podemos destacar a nº 207/2019 que prevê cota de 2% nos concursos públicos estaduais para os portadores de Síndrome de Down.  Outra lei de destaque é a nº 10.971/2019 cujo objetivo é garantir os direitos da mulher e promover mais participação feminina nas gestões municipais por meio do "Selo Estadual Prefeitura Amiga das Mulheres".

"Eu pude atuar como mediadora tanto na greve dos profissionais da educação, quanto junto ao setor empresarial de Mato Grosso e, até mesmo, com os produtores rurais, além de outras categorias. Vejo isso de forma muito positiva. Foi um ano de amadurecimento", pontuou a parlamentar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet