Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

VAI À REELEIÇÃO

Vereador mais votado em Cuiabá passou pela AL, defendeu Emanuel e conduziu processo contra Abilinho

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Vereador mais votado em Cuiabá passou pela AL, defendeu Emanuel e conduziu processo contra Abilinho
Prestes a encerrar seu terceiro mandato como vereador da Capital, o jornalista Toninho de Souza (PSD) se classifica como um “político em ascendência”. Considerado vereador de baixo claro em 2009, quando foi eleito pela primeira vez, o social democrata saltou para o primeiro lugar das urnas no ultimo pleito, ganhou notoriedade ao defender a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), foi responsável por conduzir o polêmico processo de cassação de seu colega Abílio Junior (PSC) e chegou a Assembleia Legislativa este ano, durante licença do presidente da Casa de Leis, Eduardo Botelho (DEM).


Leia mais:
Toninho diz que julgamento de Abílio será político e que 'inimigos' do parlamentar devem confirmar cassação

“Eu sou candidato natural à reeleição. Estou no terceiro mandato, tenho uma ascensão dentro da política, até porque quando entrei aqui, em 2009, eu fui o penúltimo colocado naquela eleição, na eleição seguinte eu fui o sexto colocado e, em 2016, eu fui o mais votado de Cuiabá. Então, naturalmente eu vou colocar meu nome à reeleição, até pelo trabalho que eu desenvolvo aqui, atendendo à população, estando ao lado do prefeito Emanuel Pinheiro, levando uma série de benefícios à população... O processo eleitoral é o momento de colher os frutos do trabalho e eu entendo que nesse período eu fiz um trabalho cada vez mais importante para a nossa população. Seria incoerente eu estar aí ajudando o prefeito a levar asfalto, a levar uma saúde melhor, o desenvolvimento, e ficar fora do processo eleitoral. Aí é a população que vai julgar se esse trabalho é importante ou não”, avaliou o parlamentar.

Toninho iniciou sua carreira na comunicação como repórter esportivo de rádio aos 16 anos. Natural da cidade de Planalto da Serra, consolidou-se no telejornalismo cuiabano, onde ganhou maior visibilidade. Este ano, realizou um de seus maiores sonhos: ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

“A Assembleia sempre foi um sonho da minha vida. Estive lá num curto período, apresentei projetos de leis, fiz audiências públicas, levei temas relevantes... É importante dizer que embora eu tenha perdido no sistema, eu ganhei no voto, porque fiz quase 18 mil votos e seis deputados que fizeram uma votação menor que eu estão com mandato. Paciência. Eu não ganhei a eleição, mas se tiver a oportunidade de voltar a ser deputado estadual, eu agradeço. Mas não faço disso obsessão da minha vida. Eu voltei, estou cumprindo meu mandato, projeto minha reeleição, mas se pelas mãos de Deus eu chegar à Assembleia ainda sem disputar nova eleição, eu estou preparado para ser deputado estadual”, considerou, em entrevista ao Olhar Direto.

De seu gabinete na Câmara de Vereadores, Toninho comentou ainda o polêmico processo de cassação de seu colega, o vereador Abílio Junior. Pivô de várias polêmicas na Câmara Municipal nos últimos anos, Abilio responde por supostos excessos cometidos dentro e fora do Parlamento.

Para Toninho, que é presidente da Comissão de Ética da Casa, Abílio cultivou “inimizades” na Câmara. O processo de cassação do parlamentar deve ser retomado no início de 2020 e, na avaliação do social democrata, deve efetivar a perda do mandato do colega.

“Isso é reflexo da extensão dessa pessoalidade. E aí eu não falo só de Abílio, mas da oposição em si, que age com muito rancor, com muito ódio”, comentou.

Toninho citou, ainda, o fato da denúncia contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), acusado de tentar comprar votos dos vereadores para a cassação de Abílio. Ao longo da investigação, surgiu como testemunha contra o vereador Elizabete Maria de Almeida, servidora do Hospital São Benedito. O depoimento dela, no entanto, acabou sendo favorável ao parlamentar. Ela disse ter presenciado uma reunião na casa do vereador Juca do Guaraná (Avante) em que o prefeito Emanuel Pinheiro teria aparecido e oferecido dinheiro para comprar votos pela perda do mandato de Abílio.

Posteriormente, Abilio admitiu que pode ter sido usado pela servidora Elizabete Maria de Almeida e pediu fim do ‘espetáculo’ que virou a briga.

“Nessa situação, por exemplo, não tiveram o cuidado de esperar os devidos esclarecimentos. Ela chegou à Comissão de Ética, eu não trouxe isso para dentro do processo, mas fiz o que deveria ser feito que foi levar ao Ministério Público. A oposição, na ânsia de atingir o prefeito, na ânsia de atingir alguns vereadores aqui dentro, já tornou tudo aquilo verdade. Ao passo que ao longo desse período não se confirmou tudo aquilo que saiu na imprensa. O Ministério Público ainda vai concluir sua investigação, mas o próprio Abilio ao pedir desculpa já reconhece que aquela situação não era do tamanho que ele colocou. Ele assumiu que errou. Mas esse arrependimento veio na hora certa? Veio tarde? Isso é o Plenário que vai dizer”, disse Toninho.

Para 2020, o vereador projeta sua reeleição no palanque de Emanuel Pinheiro, independente da posição de seu partido. O emedebista, no entanto, ainda não confirmou candidatura.

“Eu já deixei claro que eu não tenho a possibilidade de um outro caminho a não ser ir com o prefeito Emanuel Pinheiro. Essa é minha posição pessoal, eu não posso falar pelo partido. Mas vou defender que nós estejamos junto com o prefeito, que eu avalio como um dos melhores prefeitos da história de Cuiabá. Ele pode ter seus pontos de desavença com a população, mas a gestão dele é muito boa, é arrojada, e realmente cumpre com o que ele traz de slogan, que é cuidar de gente. Eu entendo que não dá para estarmos alinhados com o prefeito Emanuel Pinheiro e na eleição eu estar numa outra trincheira, num outro palanque”, pontuou.
 
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet