Olhar Direto

Terça-feira, 07 de abril de 2020

Notícias / Educação

Programa Escola da Inteligência será ampliado e vai atender a 46 mil estudantes na capital

Da Redação - Patrícia Neves

05 Jan 2020 - 09:00

Foto: Jorge Pinho

Programa Escola da Inteligência será ampliado e vai atender a 46 mil estudantes na capital
Implantado em carater experimental em oito unidades educacionais da rede pública municipal de Educação de Cuiabá e atendendo a 5 mil alunos, o Programa Escola da Inteligência deve ser ampliado. Após avaliação positiva, em 2020  o programa passará a atender todos os alunos a partir da Pré-Escola I e II (4 e 5 anos) até o último ano do Ensino Fundamental (14 anos). Ao todo, 110 unidades educacionais estarão inseridas no programa, um universo de 46 mil estudantes, além de professores e pais.  

Em avaliação realizada no ano passado, 100% dos diretores se disseram muito satisfeitos com o trabalho emocional desenvolvido com os alunos; também 100% deles disseram que o trabalho realizado pelo programa é necessário para o desenvolvimento de relações saudáveis entre os alunos; 97,8% dos diretores entrevistados avaliaram como ótima a redução do nível de ansiedade e de stress entre os alunos e, 99% querem a sua continuidade.

Leia Mais:
Projeto prevê mais 300 bombeiros em MT e contratações para área administrativa

Entre as famílias, 98,2% delas responderam que o programa foi muito importante para os seus filhos e 98,8% querem a continuidade.  

Entre os alunos, 98,6% avaliaram como ótimas as aulas da Escola da Inteligência e, 99% deles, querem a sua continuidade no próximo ano.

Para o prefeito de Cuiabá,  Emanuel Pinheiro, o programa está sendo fundamental na construção de uma geração de pessoas mais saudáveis emocionalmente a partir da Educação. “O impacto positivo da Escola da Inteligência na comunidade escolar é muito grande. Com o programa estamos ampliando as competências mas também ensinado as crianças a lidarem com sua emoções. Isso reflete no desempenho escolar, no aprendizado e promove mudanças no comportamento significativas. Estamos investindo no futuro dos nossos alunos”, disse Emanuel Pinheiro. 

Conforme a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, no ano passado, o Programa Escola da Inteligência atendeu cerca de 16 mil alunos de 30 unidades educacionais da rede pública municipal de ensino, com o envolvimento direto de 33 coordenadores pedagógicos, 670 professores além das famílias desses estudantes. 

“A Escola da Inteligência é uma grande ação de educação sócio emocional e Cuiabá já está sendo considerada uma referência nacional em termos de volume de crianças atendidas e da qualidade dos atendimentos um fato comprovado pelos resultados que estamos obtendo. Mais uma vez a gestão Emanuel Pinheiro dá um passo importante para o avanço consistente da Educação do Município”, disse o secretário de Educação de Cuiabá , Alex Vieira Passos.
Sitevip Internet