Olhar Direto

Terça-feira, 07 de abril de 2020

Notícias / Educação

Em programa cívico-militar, escola de Cuiabá oferecerá 255 vagas para alunos novos

Da Redação - Fabiana Mendes

06 Jan 2020 - 14:12

Foto: Jorge Pinho

Em programa cívico-militar, escola de Cuiabá oferecerá 255 vagas para alunos novos
A Escola Municipal Professora Maria Dimpina Lobo Duarte, localizada na Grande Coxipó, funcionará já a partir do ano letivo 2020 dentro do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Na unidade, serão oferecidas 255 vagas para alunos do 6º ao 9° Ano do Ensino Fundamental, nos dois períodos. As matrículas para alunos novos poderão ser feitas pelo link do portal Matrícula WEB, disponível no site da Prefeitura de Cuiabá, nos dias 9 e 10 de janeiro, dias em que poderão ser feitas as matrículas para as escolas localizadas nas Regionais Sul e Oeste. A unidade atenderá cerca de 510 alunos. 

Leia mais:
Programa Escola da Inteligência será ampliado e vai atender a 46 mil estudantes na capital

Lançado em setembro do ano passado pelo governo federal, o programa foi desenvolvido para promover a melhoria na qualidade da educação básica do país. A assessoria de imprensa informa que para receber os alunos, a unidade está passando por uma ampla reforma abrangendo toda a parte de infraestrutura além da reorganização pedagógica e dos espaços.

Assessores da Diretoria de Ensino (DE) da Secretaria de Educação junto com a equipe pedagógica da unidade estão reformulando a grade curricular da unidade, que oferecerá além das disciplinas comuns nas áreas de Linguagens, Ciências da Natureza e Humanas, Matemática e Ciências Sociais uma parte diversificada com Educação Moral e Cívica, Informática, Educação Ambiental/Horta, Linguagem Corporal/Judô, Arte/ Banda e Fanfarra e Danças/Siriri e Cururu e também Educação Física/Natação.

Também na parte diversificada, os alunos participarão do Projeto Valores, com atividades ministradas por militares da reserva das Forças Armadas. Os  aspectos da vida cidadã como saúde, sexualidade, vida familiar e social, direitos dos idosos, das crianças, educação para o trabalho, para o trânsito, meio ambiente, pluralidade cultural e outros serão trabalhados com temas contemporâneos transversais, integrados aos componentes curriculares convencionais conforme a política educacional no Município, a Escola Cuiabana.

O prefeito Emanuel Pinheiro falou sobre o perfil cívico militar preconizado pelo programa e destacou que se trata de um ambiente de parcerias. “Nesse ambiente possibilitamos a construção de vínculos entre os gestores, professores, militares, estudantes e pais e responsáveis, onde a qualidade do ensino e a disciplina são as metas”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

O secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, destacou que a anuência da comunidade escolar foi fundamental para a implantação da escola cívico militar no município. “Uma audiência publica realizada no final do ano passado, reuniu a comunidade escolar que demonstrou o interesse pela modalidade de ensino em especial pela qualidade e disciplina, segurança, valores morais e cívicos”, disse o secretário Alex Vieira Passos.

Serviço

Matrícula WEB para alunos novos – de 4 a 14 anos
Data: 07 a 10 de janeiro de 2020
07 e 08 - Regionais Norte e Leste
09 e 10 - Regionais Sul e Oeste
Unidades educacionais que oferecem da Pré-Escola (4 e 5 anos) ao  Ensino Fundamental
Onde: Portal Matrícula WEB - site da Prefeitura Municipal de Cuiabá
Telefones: 0800 646 2003, 3645 6560 ou 3645 6571

14 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Valéria Costa da Silva
    13 Jan 2020 às 08:45

    Ñ consigo matrícula minha 2 filha na escola Maria dimpina.

  • Mulher ma
    09 Jan 2020 às 18:15

    Deveria ter aqui no CPA. Seria uma boa escola aqui na regiao

  • Fabiana Ramos
    08 Jan 2020 às 05:00

    Quero matricula meus filhos como faço sou nova aqui moro em várzea grande

  • LenineAmorim
    07 Jan 2020 às 16:52

    Muito bom é a escola voltando aos trilhos, estamos precisando muito que nossas crianças tenham uma educação de qualidade, para q la no futuro sejam cidadoes bem qualificado.

  • P/ prof candida
    07 Jan 2020 às 10:07

    Ué, e postando comentário aqui vc vai receber? É um site de notícias aqui, não a justiça. Vá procurar seus direitos onde deve.

  • Jucélia da Silva Cruz
    06 Jan 2020 às 23:13

    Matrícula

  • Amosil
    06 Jan 2020 às 23:01

    Prof Cândida, é experimental.Dentro dos padrões do MEC.. Faça concurso pra ETF MT e ganhe mais...

  • Arildo Manzotto
    06 Jan 2020 às 21:19

    Parabéns ao Presidente Mito pela iniciativa e a coragem de acabar com a balbúrdia nas escolas públicas. Crianças educadas conforme os ditames da moral e cívica vão transformar a realidade deste país. Os benefícios que estavam disponíveis apenas para jovens do sul e do sudeste, agora estão disponíveis para todos graças ao imenso coração de nosso Mito. Avante Brasil! Força Mito!!!

  • Para Prof Cândida
    06 Jan 2020 às 18:47

    Vai catar coquinho, minha senhora.

  • Prof Cândida
    06 Jan 2020 às 15:35

    Muito bom????????

Sitevip Internet