Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

em 2019

Primeira-dama comemora avanços históricos de políticas públicas voltadas às mulheres

Foto: Vicente Aquino

Primeira-dama comemora avanços históricos de políticas públicas voltadas às mulheres
A primeira-dama Márcia Pinheiro comemora os avanços históricos de políticas públicas voltadas às mulheres em 2019, que foram, inclusive, destaques nacionais. Dentre eles, estão o ‘Qualifica 300’, a reforma total da Nova Casa de Amparo, o estabelecimento da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra Mulher de Cuiabá e a criação da Secretaria Municipal da Mulher, em 2020.


Leia também:
Prefeito agradece população e reforça convite a Márcia Pinheiro para assumir secretaria da Mulher

O ‘Qualifica 300’, por exemplo, foi premiado nacionalmente duas vezes pelo impacto nas políticas direcionadas à mulher e o combate à violência doméstica e familiar. A primeira vez foi em outubro, com o prêmio ‘Mentes que Brilham’, na categoria da Área Social, e a segunda em dezembro, quando a primeira-dama esteve entre os 12 homenageados do prêmio ‘Parceiros do ODS’.

 “O reconhecimento é consequência, porém ele é sinal de que estamos no caminho certo. Hoje a sociedade, os grupos organizados e mesmo os números de violência doméstica exigem uma política para mulheres que funciona e Cuiabá tem dado um salto enorme com o Qualifica, a criação da Secretaria da Mulher e muitos outros”, afirma Márcia.

O Qualifica 300 tem se consolidado como a maior política para as mulheres de nível municipal, dado que 80% da participação dos cursos oferecidos gratuitamente é do público feminino. “Quando criamos o Qualifica é para oportunizar a toda população e a quem mais precisa, entretanto nos deparamos com essa grande participação das mulheres e foi quando passamos a focar nas ações para elas porque tem grande impacto na redução da violência doméstica e familiar”, conta.

Na segunda edição do Qualifica, foram introduzidas palestras de conscientização sobre a violência doméstica e os direitos das mulheres, além de uma edição exclusiva para as mulheres, com 780 vagas, para a qualificação de manicure e pedicure, técnicas de Depilação e outros sete cursos com perfis de desenvolvimento de serviços e produtos nos próprios bairros.

“Com mulheres mais capacitadas, empregadas, com seu próprio negócio e gerando renda familiar vamos ter menos dependência de seus maridos, porque sabemos que muitas mulheres se sujeitam a determinadas situações como violência física, verbal, psicológica, em casos extremos chega até o feminicídio porque dependem de seus maridos e não tem outra forma de cuidar de seus filhos ou familiares. Essa dependência que passamos a combater oferecendo cursos, oportunidade de trabalho e renda a elas”, explica a primeira-dama.

De acordo com a assessoria da Prefeitura de Cuiabá, as ações foram feitas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. De quatro mulheres agredidas por violência doméstica, uma não denuncia o agressor porque depende financeiramente. Em Mato Grosso, segundo o último levantamento do Mapa da Violência contra Mulher cerca de 3.448 casos de violência doméstica e familiar. O perfil das vítimas são em maioria solteiras, de cor parda, na faixa de 35 a 45 anos, com ensino médio completo, desempregadas e com vínculo de ex-convivente com o agressor.

Outras ações

Em 2019, também foi entregue a reforma total da Nova Casa de Amparo, com área de 608,46 m², 29 espaços, nova mobília e estrutura física amplamente revitalizada na parte estrutural.

A unidade de acolhimento institucional passa a contar com salas de coordenação, acolhimento, administrativo, psicossocial, brinquedoteca, refeitório, cozinha, dispensa, lavanderia, salão multiuso, refeitório, cozinha, almoxarifado, seis quartos, seis banheiros, horta, parque infantil e academia ao ar livre.

“Estamos trabalhando e vamos trabalhar para que essa casa não precisasse existir porque esse é o nosso desejo. Estamos trabalhos na escola e no próprio Siminina a conscientização desde jovem para que num futuro próximo, a violência doméstica seja passado. Porém, já que necessitamos dessa casa que ela seje adequada para acolher essas mulheres que enxergam aqui como um novo recomeço para suas vidas”, frisa Márcia.

No mesmo ano, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que estabelece a inédita Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra Mulher de Cuiabá. O convênio inclui 14 instituições e os três poderes em prol da construção de ações conjuntas e inovadoras, além de deliberar propostas e projetos a serem desenvolvidos em conjunto com a Rede de Enfrentamento.

No mesmo ato de assinatura, o prefeito Emanuel Pinheiro anunciou a criação da Secretaria Municipal da Mulher. “Esse órgão inédito irá assegurar a plenitude dos direitos da mulher, além de estimular a sua maior participação e integração na sociedade. Por exemplo, hoje se discute muito a participação da mulher nos cargos de chefia, os salários iguais e tudo isso é mais uma barreira a ser vencida com a ajuda da sociedade, das instituições públicas e a secretaria será um grande instrumento para a concentração de ideias inovadoras e eficazes”, concluiu a primeira-dama - que é cotada para assumir a pasta.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet