Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Aedes aegypti

Prefeitura anuncia força-tarefa e contratação de profissionais para combate ao mosquito da dengue

Foto: O Democrata/Reprodução Internet

Prefeitura anuncia força-tarefa e contratação de profissionais para combate ao mosquito da dengue
A Prefeitura de Sinop (a 478 km de Cuiabá) anunciou uma força-tarefa e a contração de 60 profissionais para atuarem no combate ao mosquito da dengue, o Aedes aegypti. A força-tarefa foi acordada na última quarta-feira e conta com as Secretarias Municipais de Saúde, Meio Ambiente, Obras e Educação, além de seus respectivos setores.


Leia mais:
Taxa de óbito por dengue em Mato Grosso é duas vezes maior que a nacional

A força-tarefa fluiu para a criação de uma sala de situação de monitoramento emergencial de controle e combate ao mosquito, anexo ao Centro de Endemias e será coordenado por um biólogo cedido pelo Ministério da Saúde ao município. Para somar nos serviços haverá uma integração dos Agentes de Combate às Endemias com os Agentes Comunitários de Saúde.

Também, será realizada a contratação de mais 60 profissionais para atuarem no combate a endemias. Além, disso, haverá a aquisição de cinco novas bombas costais motorizadas para intensificar os bloqueios de casos.

Ainda em janeiro deve ser realizado um mutirão de recolhimento de lixo. A fiscalização de terrenos baldios – que por muitas vezes servem de depósito irregular de lixo – também será intensificada e é de responsabilidade do proprietário mantê-los limpos.

“A gente sabe que neste período de chuvas precisamos somar esforços, é fundamental que a população contribua fazendo a manutenção de seus imóveis. Entretanto, verificando que o terreno está com o mato alto e com descarte de resíduo será feita a aplicação de multa. Em relação às áreas institucionais, há um cronograma de atuação de limpeza que já é realizado”, enfatiza a secretária municipal de Meio Ambiente, Ivete Mallmann.

Apesar da implantação da força-tarefa, o coordenador do Centro de Endemias, Cesário Rocha, afirma que será necessário conscientização da população já que 80% dos focos estão dentro de quintais. “Estaremos fazendo um grande trabalho, porém, o ator principal é a população, já que os focos predominam no lixo pequeno e que é passivo de recolhimento todos os dias”, afirma.

O vice-prefeito de Sinop, Gilson de Oliveira, também ressalta a importância do envolvimento da população. “Com certeza, teremos uma melhora nesta questão dos casos de dengue, mas é preciso o envolvimento da população e isso ficou claro nesta discussão”, relata o gestor.

Capacitação de enfermeiros

Também na última quarta-feira (8), a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma capacitação destinada aos enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde para que os atendimentos específicos de pessoas com a suspeita de dengue. Com isso, será possível diminuir o fluxo de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“Pedimos para a população com sintomas de dengue que procure os postos de saúde, pois estamos criando uma frente para facilitar os exames para que os pedidos sejam realizados pelos próprios enfermeiros e para que venham com um resultado mais rápido. E, em casos graves, conforme avaliação do médico, o paciente será encaminhado para a UPA”, frisa o secretário municipal de Saúde, Gerson Danzer.

Todas as decisões levam em conta o atual cenário registrado no município, com 3.074 notificações da doença, das quais 722 casos foram confirmados até o final de dezembro de 2019.

Denúncias

Para realizar denúncias de imóveis e locais com suspeita de entulho acumulado e foco de dengue, basta ligar para (66) 3511-1829. É possível também informar o município por meio do aplicativo Se Liga Sinop, baixado gratuitamente pela internet em qualquer smartphone, ou o próprio site www.seligasinop.com.br.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet