Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

NOVA CHANCE

Presidente da Funac defende contratação de goleiro Bruno: como vai provar que mudou?

Foto: TJMG

Presidente da Funac defende contratação de goleiro Bruno: como vai provar que mudou?
A presidente da Fundação Nova Chance (Funac), Dinalva Oriedi da Silva Souza, defende a contratação do goleiro Bruno Fernandes no Operário de Várzea Grande e acredita que a sociedade ainda quer puni-lo. O goleiro já foi condenado a mais de 20 anos de prisão pelo sequestro, assassinato e ocultação do cadáver de Eliza Samudio, em 2010.


Leia mais:
Justiça de MG autoriza goleiro Bruno a cumprir pena em Várzea Grande

Conselho da Mulher repudia possível contratação do goleiro Bruno no Operário de VG
“A sociedade quer puni-lo novamente. Eu acho que tem que ter essa oportunidade. Se a sociedade fecha as portas para ele, como vai provar que realmente mudou e que hoje é uma nova pessoa?”, questiona a presidente da Fundação Nova Chance.

Dinalva acredita que a repercussão midiática do caso contribuiu para que a rejeição que o goleiro sofra seja mais agravante que outros casos. Ela explica que há muitos ex-reeducandos com crimes similares que trabalham dia a dia ao lado de outras pessoas e a sociedade sequer tem consciência disso ou então aceita a oportunidade dada.

“Eu acredito que isso está acontecendo mais porque veio a mídia. Foi um caso que criou-se uma repercussão muito grande no país. Tem pessoas que cometeram crimes iguais e estão trabalhando do nosso lado e a sociedade aceita. (...) Ele tem que mostrar para nós que mudou, e como ele vai mostrar isso? Trabalhando. Para ele também não é fácil ter que provar a todo momento que mudou”.

Presidente da Funac.

A presidente da Funac pontua que em geral a rejeição da sociedade é voltada a pessoas que cometeram crimes hediondos, atentados contra a vida. Essa rejeição dificulta o processo de ressocialização e se intensifica onde a pessoa reside. “A sociedade tem essa rejeição até por medo”, conta.

A confirmação das negociações com o goleiro foi feita pelo supervisor de futebol André Xela ao Olhar Direto. "Ele já está no semiaberto, precisa de um emprego. A gente acabou fazendo a proposta para ele, estamos só esperando a Justiça de Minas Gerais fazer a liberação, para podermos assinar o contrato", afirmou. 

Bruno Fernandes ficou nove anos preso pela morte de Eliza Samudio e deixou a prisão em julho de 2019, após conseguir na Justiça a progressão de regime para o semiaberto. Em agosto de 2019 ele assinou contrato com o Poços de Caldas F.C., porém deixou o clube dois meses depois.

Em nota, o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Mato Grosso (CEDM/MT) repudiou a possibilidade de contratação. A entidade espera que a agremiação repense a decisão de integrá-lo ao elenco em respeito às mulheres. “Trata-se de alguém que demonstrou profundo ódio e total desrespeito às mulheres ao tratar dessa forma cruel e bárbara aquela que seria a mãe do seu filho”, afirma o conselho.

A entidade pondera que o futebol cria ídolos entre crianças e jovens, em processo de formação, e entende que tratar alguém capaz de cometer um crime tão bárbaro é um fato bastante preocupante. “Mesmo tendo cumprido parte da pena pela morte de Eliza Samudio, e tendo obtido na Justiça a progressão de regime para o semiaberto, a gravidade dos crimes cometidos por Bruno Fernandes impõe que ele seja tratado com mais rigor e não como se fosse um ‘ídolo’ que merece ser disputado por clubes de futebol”.

O Conselho lembrou ainda que no mês passado Cuiabá foi uma das cidades a receber a Campanha do Laço Branco, formada por homens que lutam pelo fim da violência contra a mulher. Conforme posicionamento, em menos de 30 dias após o lançamento da ação, o Operário vai na contramão da campanha, tentando a contratação de alguém condenado pela Justiça por ter matado uma mulher.

Autorização da Justiça

Na última sexta-feira (17), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que o goleiro Bruno cumpra pena em Várzea Grande, Mato Grosso. ​Com a autorização, assinada pelo juiz Tarciso Moreira de Souza, da Vara de Execução em Meio Aberto e Medidas Alternativas da Comarca de Varginha, Bruno deve ser anunciado como jogador do Operário.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet