Olhar Direto

Quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Notícias / Cidades

Rede construída por pioneiros leva água mineral gratuita a moradores de Bom Jardim

da Redação - Isabela Mercuri

14 Jan 2020 - 09:16

Foto: Arquivo Pessoal

População trabalha junto na manutenção do sistema de abastecimento

População trabalha junto na manutenção do sistema de abastecimento

Uma rede construída há cerca de 40 anos por famílias pioneiras em uma nascente leva água a cerca de 700 moradores da vila de Bom Jardim, em Nobres (124 km de Cuiabá) até os dias de hoje. A população recebe água mineral na torneira sem pagar nada por isso. E quando necessário são os próprios moradores que fazem a manutenção.

Leia também:
Voucher eletrônico será implantando para visitantes em Nobres

A construção vem da época em que a região ainda era uma fazenda. Juvêncio Dias Pedroso, pai do famoso ‘Chapolim’ – que é dono de um restaurante na vila – era empreiteiro e, junto a um pedreiro chamado João, fez a caixa d’água, a vala e o sistema de encanamento.

A fazenda tinha 50 mil hectares e, nos anos 80, foi tomada pelo governo e fragmentada em terrenos menores, que foram distribuídos entre trabalhadores sem-terra. A família de Chapolim já vivia perto de lá e, alguns anos depois, comprou uma nova casa de terceiros.

A área onde fica a nascente, no entanto, é uma reserva ambiental. “Só que a gente toma conta de lá. Não deixa ninguém tirar uma árvore, desmatar, estamos sempre cuidando para amanhã não ficarmos sem água”, conta Chapolim. “Hoje nossa região está quase sem água. Vários córregos já secaram porque os fazendeiros vão rasgando tudo, quebrando, acabando com todas as nascentes”.

Naquele espaço, no entanto, o desmatamento não tem vez. E nem mesmo a Prefeitura consegue tomar conta. “Quando vem fogo a gente asseira [estratégia usada para o fogo não se espalhar], quando estraga algum cano, nós mesmos - a população da vila Bom Jardim - que arrumamos. Não envolve Prefeitura não, porque eles são doidos para colocar a mão lá para colocar remédio forte, cloro. Meu pai está com 83 anos, toda vida bebe essa água, nunca fez mal para ele”, declara o empresário. “Eles querem assumir para colocar reloginho. Já tem encanamento, tudo, então é só botar mais um remédio lá. Mas nós não deixamos não. Se a população aceita do jeito que está, nós não deixamos colocar a mão”, completa.

Os moradores só têm de arcar com os custos do encanamento para levar a água para dentro de suas casas, pois não há conta no final do mês. Agora, a população está trabalhando junto para arrecadar fundos e conseguir levar água encanada para mais pessoas.

“Toda a vida de Bom Jardim é abastecida com essa água. E agora nós estamos arrecadando dinheiro, fazendo festa, para fazer outra encanação com encanamento de outra grossura. Porque lá da caixa d’água tem como colocar outro cano e levar para outra vila, na chegada da vila de Bom Jardim”, explica Chapolim. “Já teve três festas. Porque o total da rede, do encanamento, tudo, e mais uma caixa d’água de vinte e poucos mil litros, vai ficar na faixa de 30 a 40 mil reais, e já tem R$15 mil na conta. Meu irmão Arquimedes está encabeçando, mas junta a vila toda para ajudar”.

3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • GONZAGA
    15 Jan 2020 às 12:26

    Eles vão começar a vender essa água logo logo, escutem o que estou falando. Brasileiro é o filho do cão mesmo!

  • ZE NINGUÉM
    14 Jan 2020 às 11:09

    FICA AI EXPONDO O QUE VC FEZ. DAQUI A POUCO VAI O GOVERNO E TE COBRA IMPOSTO DA SUA OBRA E DA SUA AGUA. ENTENDAM COMO BEM QUISEREM.

  • Juscelino Alves Ferreira
    14 Jan 2020 às 10:10

    Que Deus abençoe vcs! Fiquem atentos, cuidem para essa maravilha durar muitas e muitas gerações!

Sitevip Internet