Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

APÓS CONFUSÃO

Secretário descarta uso de armas para 'amarelinhos' e defende preparo de agentes de fiscalização

Foto: Michel Alvim

Secretário descarta uso de armas para 'amarelinhos' e defende preparo de agentes de fiscalização
O secretário da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Antenor Figueiredo, se manifestou mediante situações de desrespeito e agressão contra agentes de trânsito,  os  'amarelinhos'. Na terça-feira (14), dois funcionários de uma empresa de guincho, que faziam remoção de uma motocicleta apreendida, foram agredidos, na avenida 13 de Junho, região central de Cuiabá.  As cenas foram amplamente divulgadas por meio de aplicativos celulares.


O dono da moto em questão não tinha Carteira de Habilitação e estava com o licenciamento da moto vencido. Um dia após o episódio de violência, o rapaz foi ouvido pela Delegacia Especializada em Delitos de Trânsito (Deletran) e deve responder por crime de lesão corporal e resistência qualificada.

Leia mais:
Suspeito de incitar agressão a funcionários de guincho é identificado pela PM e levado para Delegacia

“Felizmente, temos poucos casos de violência registrados. Por isso consideramos desnecessárias medidas como o armamento dos profissionais, seja ele letal ou não letal. Os agentes estão preparados para resolver a situação com a lei, com a conversa. São fiscalizadores e não policiais", afirmou Antenor.

O secretário lembra que os casos foram reduzidos na última gestão e que apenas duas situações mais graves, como esta, foram registradas de 2018 até agora. Em uma delas, o motorista chegou a retirar o veículo do guincho e saiu em alta velocidade.

Neste contexto, Figueiredo destaca a parceria com a Polícia Militar e Polícia Judiciária Civil . “As instituições estão sempre prontas a nos dar o apoio necessário, como neste caso de ontem, quando o rapaz foi rapidamente identificado. Ou seja, além das multas aplicadas ele agora responderá por estes crimes.”

Antenor reforça que, no caso, os agentes agiram corretamente, uma vez que não possuem atribuição legal para utilizar de força física. “Isso não significa, contudo, que eles não tenham autoridade para autuar os motoristas e motociclistas infratores. Os agentes estão prestando serviço à comunidade e devem ser respeitados. Não se pode, em hipótese alguma, incentivar a rebeldia contra eles ou qualquer outro servidor público.”
 
A confusão

Um motociclista subiu no guincho e removeu à força sua motocicleta apreendida pela Semob, na avenida 13 de Junho, região central de Cuiabá, na tarde da última terça-feira (14).

Suspeito de incitar agressão a funcionários de guincho é identificado pela PM e levado para Delegacia
 
Os agentes de trânsito teriam apreendido a motocicleta de um homem. Inconformado, ele subiu no guincho e com ajuda de outras pessoas, removeu sua motocicleta. A ação foi acompanhada por diversas pessoas que estavam no local. 
 
Conforme posicionamento emitido por meio de nota, as motocicletas removidas estavam estacionadas sobre a calçada, infração considerada grave. A irregularidade estaria impedindo o fluxo de pedestres pelas calçadas. As imagens feitas por testemunhas  serão repassadas às autoridades e o crime será investigado pela Polícia Civil.

Um rapaz identificado como A. L. A. M., suspeito incitar a agressão aos funcionários foi localizado pela Polícia Militar e levado para prestar esclarecimentos na Delegacia de Polícia, algumas horas depois da confusão.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet