Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

impressionante

Vídeo flagra grande quantidade de lixo no Rio Cuiabá; Balsa Ecológica passa por manutenção

Foto: Reprodução

Vídeo flagra grande quantidade de lixo no Rio Cuiabá; Balsa Ecológica passa por manutenção
Um guia de turismo flagrou uma grande quantidade de lixo no Rio Cuiabá, durante um passeio de lancha, na tarde de terça-feira (21). Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o entulho boiando na água. É possível ver até mesmo uma geladeira. No local, deveria estar atuando uma Balsa Ecológica, instalada pela Prefeitura de Cuiabá.


Entretanto, de acordo com a assessoria de imprensa, ela não funcionou na última semana, pois a Locar Gestão de Resíduos, responsável pela execução do serviço, estava fazendo manutenção do motor. O serviço deve ser retomado nesta quarta-feira (22). 

Leia mais:
Moradores de Cuiabá podem trocar material reciclável por recarga de celular, cartão de transporte e descontos

Conforme posicionamento da Prefeitura, emitido por meio de nota, além da coleta fluvial, periodicamente, uma equipe com cerca de 30 servidores realizam na margem do Rio Cuiabá o trabalho de recolhimento do lixo descartado irregularmente. Uma média de cinco a seis toneladas de lixo são recolhidas do leito mensalmente

A Balsa Ecológica faz parte do novo contrato de prestação de serviço assinado entre o Município e a empresa. Em funcionamento desde junho do ano passado, o equipamento possui 7,20 metros de comprimento, 3 metros de largura e laterais com 1.10 metro de altura, com tela de uma polegada. Além disso, o piso é construído com chapa de aço e forrado com borrachão, garantindo a segurança aos coletores.

Gustavo Duarte / Prefeitura de Cuiabá
 
Devido a preocupação com questões ambientais, o Município lançou um programa de reciclagem em que os participantes podem acumular pontos que serão trocados por benefícios como recarga de celular, cartão de transporte e desconto nas livrarias Saraiva. A ação faz parte do programa Cidade Limpa e visa incentivar a reciclagem de materiais como alumínio e garrafas pet. Em uma das máquinas instaladas no Parque das Águas, foram recolhidos 640 litros de produtos recicláveis nesta semana.

Veja vídeo do lixo no Rio Cuiabá: 

 

Veja nota na íntegra da Prefeitura de Cuiabá: 

Em relação à Balsa Ecológica, a Prefeitura de Cuiabá informa que:

- A Balsa Ecológica está em funcionamento desde junho de 2019. 

- Todos os dias ela percorre o trecho de 5 km da Ponte Nova até a comunidade de São Gonçalo Beira Rio. 

- Em setembro, o equipamento teve o motor furtado e o serviço foi retomado em novembro.

- Na última semana, a Balsa teve a atividade suspensa para a realização da manutenção de rotina em todo equipamento e volta a funcionar normalmente na tarde desta quarta-feira (22). 

- Conforme levantamento da Secretaria de Serviços Urbanos, uma média de cinco a seis toneladas de lixo são recolhidas do leito do Rio Cuiabá, mensalmente.

- Destaca que, além da coleta fluvial, periodicamente, uma equipe com cerca de 30 servidores realizam na margem do Rio Cuiabá o trabalho de recolhimento do lixo descartado irregularmente.

- Dessa forma, o Município reforça que todas as atividades de limpeza somente terão efetividade se houver uma participação ativa da população dentro desse processo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet