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Domingo, 27 de setembro de 2020

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Alunas da rede estadual conquistam mais de 900 pontos na redação do ENEM

Da Redação - Bruna Bom

24 Jan 2020 - 11:27

Foto: Assessoria

Keyt Marrone atingiu 980 pontos na redação do ENEM

Keyt Marrone atingiu 980 pontos na redação do ENEM

Duas alunas da rede estadual de ensino de Mato Grosso se destacaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com notas que chegaram a 980 pontos, número muito superior à média nacional da redação, que foi de 592,9 pontos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame.

As alunas que obtiveram o destaque são Keyt Marrone Barbosa de Lara que obteve 980, uma das maiores pontuações do Estado, Mabily Borsuk Fortes e Nayara Pompilho, alunas de uma escola do campo, que conquistaram 920 pontos.

Keyt Marrone, aluna da Escola Estadual Júlio Muller, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, relata que fez o exame do Enem de 2019 para provar que seu desempenho seria superior ao do ano anterior, quando conseguiu 600 pontos, suficientes para cursar nutrição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Keyt, que sempre estudou em escola pública, explica que estudou muito em 2018, trabalhou as competências, a estrutura da redação, variou os temas e fez o possível para tirar uma boa nota.

“Fiz tudo de tudo o que podia em 2018, mas não tirei a nota que queria. Então, resolvi fazer novamente no ano passado. Para minha surpresa, quase cheguei aos mil pontos. Foi bom? Foi maravilhoso. Quando olhei a nota nem acreditei”, comemorou a aluna.

A estudante disse não existir receita mágica para conseguir uma nota alta. “Tem que dominar as competências, a estrutura da redação e sempre buscar temas atuais. E, principalmente, escrever bastante e não ficar fechado num tema. Sempre variar”, destacou.

Já a estudante Mabily Borsuk Fortes, que obteve 920 pontos, também concorda que o diferencial para conquistar uma boa nota é estudar com afinco. Ela concluiu o ensino médio na EE Luis Pedroso da Silva, no bairro Capão Grande, em Várzea Grande.

“Acreditava que fosse tirar uma boa nota, mas não tão alta como essa. Foi emocionante ver o resultado final. Graças ao meu esforço e dos professores que se dedicaram ao trabalhar com os alunos do 3º ano”, frisa.

MT no ENEM

O coordenador do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Isaltino Alves Barbosa, considerou positivo o desempenho das estudantes, uma vez que a maior parte das notas de redação são superiores à média nacional.

“Embora os resultados prévios do MEC indiquem que Mato Grosso não teve nota 1.000, temos uma média considerável que, em muitos casos, supera os 900 pontos”, destacou o coordenador.

Para melhorar o desempenho dos estudantes da rede estadual de ensino, políticas públicas como o Documento de Referência Curricular (DRC) para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio estão sendo elaboradas pela Seduc.

“Nossa proposta, com a participação de toda as escolas que oferecem ensino médio, possibilita ampliar todo o potencial de nossos estudantes em relação ao Enem”, complementou Isaltino.

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