Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Floresta de Alimentos

Com Prefeitura, projeto planta 300 árvores frutíferas em extinção e pretende chegar a mil

Foto: Divulgação

Com Prefeitura, projeto planta 300 árvores frutíferas em extinção e pretende chegar a mil
Trezentas árvores frutíferas de espécies em extinção foram plantadas na última sexta-feira (24) pelo projeto pioneiro de restauração florestal ‘Floresta de Alimentos’, realizado pela entidade sem fins lucrativos Ecoarts Amazônia, em parceria com a Embrapa e a Prefeitura de Sinop, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Meio Ambiente.


Leia também:
Vala do VLT é transformada em canteiro para plantio de árvores na Prainha; fotos e vídeos
 
O plantio foi realizado na Avenida dos Pinheiros e Parque Florestal, em Sinop (500km de Cuiabá). Este foi somente o início do projeto, que pretende chegar a mil matrizes frutíferas, de 17 espécies, plantadas, com o objetivo de propagar essas espécies em extinção.
 
"O nosso objetivo é o plantio de floresta no espaço urbano. Foi cedido através da Prefeitura de Sinop, a possibilidade de fazer plantio de frutíferas em espaços públicos, como a avenida dos Pinheiros, o Parque Florestal e uma escola municipal. São frutíferas nativas da Amazônia e essas espécies estão indo embora e, isso, afugenta cultura, pássaro, animal e gente. E isso vai tendo empobrecimento genético também", explica a diretora da Ecoarts, Márcia Martins.

Todas as mudas plantadas serão monitoradas com tecnologia QR code, que permite o acompanhamento do desenvolvimento da muda, o georeferenciamento e o cálculo de crédito de carbono. "A ideia é trazer essas frutas pra perto do povo. Basta pegar o aplicativo, ler o QR code, e saber que árvore é essa. Pode curtir, interagir e dar dicas. A ideia é todo mundo participar dessa ação de preservação", explicou.

As matrizes vieram da Embrapa de Belém, no estado do Pará, e passaram um ano em aclimatação no Viveiro Municipal Roque Canelli para adaptação. "A Sedec, através do viveiro municipal, está climatizando as mudas há quase um ano. Hoje inicia o plantio dessas matrizes para futuramente reproduzir e multiplicar essas espécies", informa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Brolese.
 
A secretária municipal de Meio Ambiente, Ivete Frank Mallmann, também destaca a importância da parceria com o poder público como forma de potencializar, inclusive, a arborização urbana do município, afetando diretamente na melhoria da qualidade de vida da população. "Enquanto Prefeitura, temos que colaborar com projetos que promovam a sustentabilidade e a promoção do meio ambiente. Esse plantio de árvores nativas e frutíferas representa uma importante ação para nossa cidade. Um projeto que conta com o aval de nossa prefeita, Rosana Martinelli, que determinou que as secretarias façam o máximo possível para colaborar com o trabalho", elenca.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet