Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Vai parar?

Servidores da Unemat apontam ‘desmonte’ da educação e sinalizam greve

Foto: ADUNEMAT

Servidores da Unemat apontam ‘desmonte’ da educação e sinalizam greve
A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) pode parar. A comunidade acadêmica se reuniu na última quarta-feira (22) para discutir a defesa da autonomia financeira da instituição e uma greve é cogitada para enfrentar aquilo que foi apontado como “desmonte da educação pública” promovido pelo Governo de Mato Grosso.


Leia também:
Unemat tenta ser parte em ação de Mauro contra obrigação de aplicar 35% da receita em educação
 
Uma grande Assembleia Geral Extraordinária foi marcada para o dia 18 de fevereiro para avaliação da situação, além da mobilização de todos os segmentos para as audiências públicas que serão realizadas em Cáceres, Sinop, Tangará e Rondonópolis.  Segunda Assembléia Geral Extraordinária acontecerá em 04 de março. O objetivo é fazer uma nova avaliação de conjuntura para aprovar o indicativo de greve.   
 
Durante a reunião desta semana, foram debatidas estratégias de mobilização e organização conjunta. O principal objetivo da comunidade é reverter a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6275 garantindo a continuidade da vinculação orçamentária da Unemat à receita corrente líquida do Estado.
 
Segundo a presidente da Associação dos Docentes da Unemat (ADUNEMAT), Sílvia Nunes, os segmentos da comunidade estão articulados para fazer uma luta  resistente em defesa do orçamento, das condições de trabalho e de estudo da Unemat, sem abrir mão da garantia orçamentária.
 
"A reunião foi fundamental para discutir e propor encaminhamentos, estratégias e formar comissões para um enfrentamento consistente e qualificado diante de todos os ataques que o governo Mauro Mendes vem fazendo em relação à Universidade Estadual", declarou, por meio da assessoria de imprensa.
 
Ainda de acordo com o Sindicato,  a ação direta de inconstitucionalidade da vinculação levará à UNEMAT à total falta de autonomia, tornando-se completamente refém dos interesses políticos de plantão com um desfinanciamento ainda maior. 
 
Durante a reunião foi encaminhado entre alunos, técnicos e docentes um cronograma de mobilização para os próximos meses, sobretudo, para o início do período letivo da Unemat.
 
A assessoria jurídica da Associação dos Docentes reforçou que há possibilidades de reverter a situação, uma vez que a vinculação constitucional de recursos para a UNEMAT não fere os princípios da Constituição Federal, como alega o governo. A assessoria informou ainda que, a ADUNEMAT já se habilitou como amicus curiae no processo, considerando que o representante legítimo na ação é a Assembléia Legislativa que está sendo acusada de não respeitar o processo formal na votação e emenda ao artigo constitucional 246. 

Após a reunião ampliada, a Associação dos Docentes publicou um cronograma oficial com os encaminhamentos aprovados na quarta-feira. Confira em anexo o documento oficial da reunião.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet