Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

RESULTADOS SUSPENSOS

Estudante que tenta medicina na UFMT relata erro na correção do Enem: “200 pontos a menos”

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Estudante que tenta medicina na UFMT relata erro na correção do Enem: “200 pontos a menos”
A estudante Morena Sanchez, de 17 anos, que tenta medicina na UFMT, relatou ao Olhar Direto que perdeu 200 pontos em cada competência na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao primeiro dia de prova. Nas redes sociais, outros estudantes que tentam ingressar na UFMT também relataram outros problemas. 


Leia mais:
UFMT oferece mais de seis mil vagas; 115 cursos estão disponíveis

“No primeiro dia de prova eu acertei 82%, aproximadamente. A minha nota no primeiro dia veio, mais ou menos, uns 200 pontos menos do que deveria ser em cada competência. Foi bem menor”, conta a estudante ao Olhar Direto. Morena solicitou a revisão das notas ao Ministério da Educação (MEC), mas até o momento não obteve qualquer resposta. De acordo com o presidente do MEC, Alexandre Lopes, ao menos 9 mil provas foram corrigidas de forma errada.

No Twitter, alguns usuários relataram problemas com notas e o site do Sisu. Uma usuária até revelou o receio da UFMT deixar de utilizar o Sisu para retornar ao vestibular tradicional. Outro afirmou ser “bizarro” algumas pessoas estarem desistindo de ingressar na Universidade por conta dos problemas do Sisu.
 

O estudante João Victor Teixeira, que tenta engenharia sanitária, também no TCC, revela ao Olhar Direto não se surpreendeu com o que está acontecendo com algumas provas. “Eu não fiquei nem surpreso porque os problemas estão desde o início desse ano. Desde o Enem teve o problema de vazamento de questões, provas, essas coisas, então veio o Sisu cheio de problemas. Eu nem fiquei surpreso”.

Morena fica chateada por aqueles que perderam um ano estudando para a prova. “Tem gente que perdeu o ano por causa dessas notas que foram mudadas, que foram completamente equivocadas”.

A UFMT oferece 6.098 vagas para novos estudantes nos câmpus de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Araguaia e Várzea Grande. São 115 cursos ofertados nas áreas de tecnologia, saúde, ciências agrárias e geociências.

O processo de inscrições dos aprovados pelo Sisu está previsto para começar a partir desta quarta-feira (29). Esta é a primeira, de três etapas, na qual os estudantes deverão acessar o site da UFMT para enviar a documentação exigida no edital e preencher seus dados pessoais. 

Resultados suspensos são liberados 

Na noite de domingo (26), o TRF-3, por meio da desembargadora Therezinha Cazerta, negou o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para derrubar a decisão que suspendeu a divulgação dos resultados. A decisão liminar foi determinada pela 8ª Vara Cível Federal de São Paulo, na sexta-feira (24). 

​​O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, deferiu nesta terça-feira (28) pedido da União para que o Ministério da Educação divulgue os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A decisão atinge alunos de todo Brasil.

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) havia decidido adiar o cronograma de matrículas de 2020 em decorrência do impasse judicial envolvendo o resultado das provas do Enem 2019. Posicionamento da UFMT deve ser revisto.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet