Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Política MT

desafio

Após apelo de governadores, Bolsonaro promete cortar tributos se estados zerarem ICMS do combustível

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Após apelo de governadores, Bolsonaro promete cortar tributos se estados zerarem ICMS do combustível
Em queda de braço com pelo menos 23 governadores, incluindo Mauro Mendes (DEM), por causa dos impostos cobrados sobre os combustíveis, o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) declarou nesta quarta-feira (5) que irá reduzir os tributos federais, caso os chefes do Executivos estaduais aceitarem o desafio de fizerem o mesmo com o ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços).


Leia também
União afirma no Supremo que MT manteve estouro na Lei de Responsabilidade Fiscal


O desafio foi feito pelo presidente durante entrevistas à imprensa na saída do Palácio Alvorada nesta manhã, dois dias após um grupo de governadores, incluindo o de Mato Grosso encaminhar um comunicado à Bolsonaro pedindo a redução dos tributos federais.

Questionado sobre o assunto, o presidente disse que aceitaria até zerar o imposto federal, se os governadores fizerem o mesmo com o ICMS. “Eu zero o federal se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio. Se topar, eu aceito”, disse.

Em suas redes sociais, o presidente da República publicou na semana passada que a responsabilidade da manutenção dos preços abusivos da gasolina são dos estados.

Em resposta, o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, que esteve em sessão solene da Assemblei Legislativa no início da semana, afirmou apenas que a crítica de Bolsonaro não se aplica à Mato Grosso.

“Respeito a posição do presidente, mas temos a nossa legislação com incentivos fiscais para o setor. A crítica pode servir para outros Estados, mas não para Mato Grosso”, afirmou.

Em Mato Grosso, a chance do desafio ser aceito pelo governador Mauro Mendes é praticamente nula, visto que o ICMS dos combustíveis é uma das principais fontes de arrecadação do Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet