Olhar Direto

Terça-feira, 07 de abril de 2020

Notícias / Cidades

Guia alerta para necessidade de observar chuvas em nascentes e evitar cabeça d’água: ‘não vale a pena’

Da Redação - José Lucas Salvani

05 Fev 2020 - 17:21

Foto: Reprodução

Guia alerta para necessidade de observar chuvas em nascentes e evitar cabeça d’água: ‘não vale a pena’
O guia de turismo, José Luiz Barros, alerta para as pessoas observarem chuvas em nascentes de rio para evitar cabeça d’água: “não vá, não vale a pena correr o risco”, afirma ao Olhar Direto. Luiz foi quem gravou o vídeo de um cabeça d’água no Rio Jatobá, no Parque Estadual da Serra Ricardo Franco, em Vila Bela da Santíssima Trindade (a 521 quilômetros de Cuiabá), publicado nesta terça-feira (4).

Leia mais:
Cabeça d'água pega pessoas de surpresa em Vila Bela; veja vídeos

Quando a chuva é fraca, fina, não é preciso tomar tanto cuidado. Já quando a chuva é forte, é preciso estar em alerta, principalmente quanto ao barulho, que anuncia a chegada da cabeça d’água. "Se chover lá na cabeceira, nas nascentes dos córregos, é complicado”, afirma. O guia recomenda a não entrar no rio.

O maior perigo é quando a cabeça d’água está vindo em água corrente porque está em alta velocidade, logo não há muito o que fazer senão esperar a água abaixar quando é preciso fazer a travessia do rio. Porém, quando avança em lugares secos, seu avanço é lento, então basta apenas se afastar.

A gravação do vídeo teve como intuito alertar a população porque muitas vezes as pessoas entram em área de mata sem guia. “As pessoas não tem noção do que é uma tromba d’água. É perigoso. Pega de surpresa. Às vezes você está em uma barranca, em um lugar seguro (...) Pode deixar a pessoa ilhada porque não conhece o terreno, não conhece o lugar”.

Quando o vídeo foi registrado, havia apenas o guia e outras duas pessoas no local, sem turistas presentes. "Momento de uma tromba d'água, olha isso, olha o perigo disso", diz o guia enquanto corre para não ser levado pela força da correnteza. O percurso estava totalmente seco. O nível do rio sobe rapidamente e impressiona. 

Ele compartilhou o fenômeno com seu seguidores do Instagram.
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet