Olhar Direto

Terça-feira, 07 de abril de 2020

Notícias / Política BR

Executiva Nacional proíbe PT de coligar com DEM e com PSDB em eleições municipais

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

08 Fev 2020 - 16:20

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Executiva Nacional proíbe PT de coligar com DEM e com PSDB em eleições municipais
Em reunião da Comissão Executiva Nacional, realizada no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (7), o PT proibiu os diretórios estaduais e municipais de fazerem aliança com partidos que eles definiram como ‘apoiadores da política ultraneoliberal do Governo Bolsonaro’, como o DEM e o PSDB, nas eleições de outubro.  

Leia também
Jair Bolsonaro vem a Mato Grosso na próxima semana para entrega da BR-163


A resolução divulgada pelo partido, em seu site oficial, diz que a Executiva definiu que o PT só poderá construir alianças nas eleições municipais com o PCdoB, que é um aliado histórico, PSOL, PDT, PSB, REDE, PCO e UP.

O documento também deixa claro que os presidentes de diretórios estaduais, assim como municipais, podem até receber apoio de outros partidos, no caso de o PT ter candidato a prefeito, contando que a sigla não seja de extrema-direita, como o PSL e o Aliança pelo Brasil, que ainda está em criação. 

A reunião ainda definiu que o PT até pode apoiar candidatos de outros partidos na eleição municipal, com a condição de que ele tenha o ‘compromisso expresso com a oposição a Bolsonaro’ e não ‘pratique hostilidades aos ex-presidentes Luís Inácio Lula da Silva.

Em Mato Grosso, os principais líderes do partido, como o presidente estadual Valdir Barranco, o deputado estadual Ludio Cabral e a deputada federal Rosa Neide já vinham defendendo que o PT faça uma aliança com partidos de esquerda para definir o candidato em Cuiabá, assim como nos demais municípios.

O ato da Direção Nacional deve barrar uma possível aliança em Mato Grosso do PT, com o PDT, que apesar de ser um partido de esquerda, está enraizado no Governo do Democrata Mauro Mendes.

O PSOL, partido que nas últimas sete eleições lançou apenas chapas puras, sem formar nenhuma aliança, também não deve compor com o PT, limitando o partido a construir um projeto apenas com o PSB, REDE, PCO e UP.

A reunião da Comissão Executiva Nacional foi seguida pela abertura do Festival PT 40 Anos, que prosseguiu neste sábado (8) com exposições culturais, debates sobre o papel da esquerda na democracia, com representantes do PT, PSB, PDT, PCdoB e Psol e dos ex-presidentes Lula, e Pepe Mujica, do Uruguai.

14 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • PROSSIGAM COM CORTEJO FÚNEBRE DO PT!!
    10 Fev 2020 às 08:50

    A verdade é uma só, NENHUM partido com o mínimo de decência quer se aliar ao PT, aí pra não ficar tão feio eles dizem proibir as coligações com partidos "ultraneoliberais" apoiadores de Bolsonaro.

  • Carlos
    09 Fev 2020 às 21:10

    Sorte do DEM e do PSDB, quanto mais os PTralhas ficarem longe, melhor.

  • Raimundo
    09 Fev 2020 às 17:34

    Já tentaram com o PCC? Talvez eles aceitam, se não mancharem a imagem deles...

  • Divisor
    09 Fev 2020 às 12:30

    Esse pessoal do PT está acabando com estoque de óleo de peroba

  • patriota Brasil
    09 Fev 2020 às 12:21

    PT,PSDB,DEM,MDB,PSOL,PCdoB,tó fora.

  • Vinícius
    09 Fev 2020 às 11:41

    Wellington Fagundes só perdeu a eleição ao governo por que coligou com o PT.

  • dom araujo
    09 Fev 2020 às 11:40

    tqn que aliar ao povo que tanto pede por justiça seja feita de forma a constituite...

  • Sam
    09 Fev 2020 às 11:14

    Quem se meter com o PT, Perde

  • Rogério
    09 Fev 2020 às 10:53

    Resumindo, a executiva nacional acaba de sepultar o PT.

  • Vinícius
    09 Fev 2020 às 10:52

    Wellington Fagundes só perdeu a eleição ao governo por que colocou com o PT.

Sitevip Internet