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Quinta-feira, 18 de abril de 2024

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Estudante faz 920 pontos no Enem, mas sonho de cursar astronomia está em risco

Foto: Reprodução - Seduc

Estudante faz 920 pontos no Enem, mas sonho de cursar astronomia está em risco
Aos 16 anos, o estudante Enrico Lopes Lemes, da Escola Estadual Carlos Irigaray Filho, em Alto Taquari (a 479 km da Cuiabá), conquistou 920 pontos em sua primeira tentativa no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Apesar da nota alta, ele ainda não irá ingressar em uma universidade. Seu sonho é cursar astronomia e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) não oferece o curso. Como ele não tem condições de seguir para São Paulou ou Rio de Janeiro, vai fazer a prova novamente este ano.


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A condição financeira de sua família não permitiu que ele se inscrevesse na Universidade de São Paulo (USP) ou na Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), opções disponíveis, já que o curso não é oferecido em Mato Grosso. "Sou apaixonado por astronomia. Pensei em fazer Ciências Contábeis, mas quero astronomia".

Enrico relata que decidiu, junto com a família, intensificar os estudos para obter uma nota igual ou melhor no Enem de 2020. "A nota do Enem foi boa, a da redação foi ótima. Se eu consegui uma vez, vou conseguir de novo. Não vou desanimar".

No entendimento da professora Juliana de Souza Silva, Enrico é um aluno prodígio, pois, no 3º ano do ensino médio, diversas vezes gabaritou não somente as provas de língua portuguesa, mas de outras disciplinas também.

"Algumas vezes falei que para cada aluno que gabaritasse a prova eu daria um presente e ele foi o que mais ganhou. Trabalhei com eles que a redação do Enem tem uma estrutura fixa que eles podem aprender em língua portuguesa, que é defender uma tese com a sustentação de argumentos", ressalta a professora.

Juliana explica que geralmente os estudantes têm dificuldade para conectar os argumentos. Por isso, realizou atividades em forma de jogo trabalhando os conectivos do texto.

"No começo do ano, eu não tinha muito ideia de como desenvolver a redação, mas a professora de língua portuguesa Juliana, disse para focar naquilo que é mais importante. Enfim. Minha dedicação deu o resultado esperado", frisou o aluno.

A professora lembra que uma questão importante é que especificamente na redação do Enem deve-se fazer uma proposta de intervenção com uma solução para os problemas que não vá contra os direitos humanos. "Para fazer tudo isso é preciso ter um conhecimento geral já que a prova também exige que se envolva todas as áreas", acrescenta.

Juliana explica que, a cada ano, tenta fazer algo diferente para despertar nos estudantes a vontade de aprender. "A maioria deixa para aprender a produzir texto no terceiro ano do Ensino Médio, alguns apenas quando o vestibular ou Enem estão próximos. É essencial que façamos ações para despertar esse interesse", orienta.
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