Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

INVESTIMENTO DE R$ 7,3 MI

Parque Cuiabá é preparado para ser abastecido por nova estação de tratamento

Foto: Reprodução

Parque Cuiabá é preparado para ser abastecido por nova estação de tratamento
O bairro Parque Cuiabá está sendo preparado para ser abastecido pela nova estação de tratamento de água da capital, a ETA Sul, cujas obras estão na fase final. Conhecida como setorização, a ação é focada na adequação do sistema a partir das análises das necessidades de consumo de cada localidade e características das tubulações existentes.


Leia mais:
Câmara aprova lei que obriga Águas Cuiabá a recuperar asfalto danificado em vias públicas

O Parque Cuiabá é o quarto bairro do sul da cidade a passar pelo processo de setorização. No mês de janeiro, a concessionária deu início ao processo de verificação  das redes de distribuição do Sistema Sul de Abastecimento de Água. Desde então, os bairros Santa Terezinha I e II, Jardim Presidente I e II e Jardim Passaredo passaram pelo processo. Os próximos bairros a receberem o processo, ainda em fevereiro, são Residencial Coxipó, Itapajé, São Francisco e região do Coophema.

“Para garantir a eficiência desse novo complexo responsável pelo abastecimento e distribuição de água, chamado Sistema Sul, é fundamental que as redes estejam aptas a receber água em grande volume, com pressão”, explica o diretor executivo da Águas Cuiabá, William Figueiredo.

O procedimento 

Setorização é o nome dado ao conjunto de procedimentos realizados com o objetivo de garantir que cada bairro, rua e casa receba água na quantidade e pressão ideais. Para isso, profissionais fazem um mapeamento das localidades a serem atendidas, considerando elementos como o relevo (partes mais altas e mais baixas de cada bairro), concentração de unidades consumidoras e extensão das redes (tubulações) de abastecimento.

“Vale lembrar que, durante os trabalhos de setorização, é possível detectar a necessidade de novas redes em determinados locais. Por isso, pode haver obras de instalação de tubulações de abastecimento”, observa o diretor.

Além de equilibrar o sistema, a setorização garante a eficiência das estruturas de distribuição de água. Esse equilíbrio viabiliza a correta pressão na rede, conforme a necessidade de consumo e modelo topográfico de cada região. Dessa forma, a medida evita o desperdício de água e possíveis quebras nas tubulações.

O gestor informa que o processo denominado setorização deve ser concluído até o mês de março. A companhia estima que sejam investidos neste trabalho R$ 7,3 milhões.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet