Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Contra cassação

Cotado para disputar prefeitura, Gilberto manifesta apoio a Abílio: 'um dos melhores vereadores da Câmara'

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Cotado para disputar prefeitura, Gilberto manifesta apoio a Abílio: 'um dos melhores vereadores da Câmara'
Vereador licenciado por Cuiabá, o secretário Estadual de Saúde Gilberto Figueiredo (PSB) manifestou apoio ao ex-colega de Câmara Municipal Abílio Junior (PSC) e se posicionou contrário ao processo de cassação que ele está respondendo na casa de leis. Oposicionista ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o secretário que é um dos cotados pelo governador Mauro Mendes (DEM) para a disputa da prefeitura na eleição de outubro, afirmou que Abílio é um dos melhores vereadores da atual legislatura e que ele está sendo injustiçado.


Leia também
Vereador diz que deputados causam tumulto e os chamam de covarde por não investigarem delação


“Quero manifestar meu apoio ao colega Abílio Junior que neste momento enfrenta um processo de cassação injusto, justamente por ele desempenhar a principal função de um vereador, que é fiscalizar o serviço público. Sou contrário a cassação do Abílio, que é um dos melhores vereadores da Câmara Municipal”, disse o comandante da pasta de saúde do Estado, em vídeo publicado em suas redes sociais.

Eleito vereador com o apoio de Mauro em 2016, Figueiredo fazia ao lado de Abílio, parte da oposição ao prefeito Emanuel Pinheiro até se tornar secretário a convite de Mauro em 2019. O secretário que é um dos nomes preferidos do governador para a disputa da prefeitura da capital, deve migrar para o DEM no mês de março.

Abílio responde um processo de cassação pela forma agressiva como fiscalizou irregularidades no Hospital Santa Helena, enquanto presidia a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde.

Na semana passada, a Comissão de Ética da Câmara, presidida pelo vereador Toninho de Souza (PSD) acompanhou o relatório do vereador Ricardo Saad (PSDB) e recomendou por unanimidade a cassação de Abílio, pela suposta quebra de decoro.

O processo agora está na Comissão de Constituição de Justiça, que deve emitir um parecer depois do carnaval, para que a cassação seja discutida em plenário.

O parlamentar, que é um dos maiores oposicionistas do prefeito na Câmara tem recebido apoio da população e de políticos como os deputados Wilson Santos (PSDB), Ulysses Moraes (DC), Elizeu Nascimento (DC), Xuxu Dal Molin (PSC) e da senadora cassada Selma Arruda (PODE).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet