Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Reitora pediu renúncia

Professor oposicionista rebate deputado do PT: 'problema da UFMT é a gestão e não Bolsonaro'

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Professor oposicionista rebate deputado do PT: 'problema da UFMT é a gestão e não Bolsonaro'
Membro do grupo Docentes pela Liberdade, que faz oposição à gestão da reitora Myrian Serra, que nesta sexta-feira (21) anunciou sua renúncia, o professor Alexandre Paulo Machado, do curso de medicina da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) rebateu as declarações do deputado estadual Valdir Barranco (PT) de que a reitora estava sendo perseguida pelo presidente Jair Bolsonaro. Para o professor, a culpa dos problemas vividos na UFMT é da atual gestão e não do Governo Federal.


Leia mais
Barranco diz que reitora era perseguida por Bolsonaro e lamenta renúncia


Cotado para ser um dos candidatos ao cargo de reitor na eleição que deve acontecer no segundo semestre, Machado, que possui doutorado em microbiologia, declarou que Barranco está mentindo para a população e que casos como o do apagão na instituição ocorrido no ano passado, desmascaram a acusação de que tudo que acontece nas universidades federais é culpa do presidente.

“O deputado emitiu uma nota mentirosa. Tudo que acontece eles colocam a culpa no presidente, mas isso nós desmascaramos no ano passado, quando o ministro encaminhou recurso para a UFMT pagar energia e as contas não foram pagas. O deputado está errado nesta avaliação dele. Tem nota da CGU mostrando que o problema é gestão e não o Bolsonaro, que inclusive encaminhou todo o recurso do ano passado para a instituição e não ficou devendo nada. Pagou até retroativo que estava atrasado dos servidores”, disse o professor ao Olhar Direto, explicando que a universidade precisa ter um alinhamento com o Governo Federal para funcionar.  

“A reitoria precisa estar alinhada ao Governo. Uma reitoria que não está alinhada ao Governo tende a fracassar. Desde o ano passado a reitora está enfraquecendo. Eles acabaram inviabilizando o processo eleitoral, então acabou tendo uma pressão do conselho, que acabou não viabilizando o processo eleitoral. Isso trouxe um desgaste muito grande para reitora, que já estava com um nível muito grande de rejeição”, disse.

O professor que chegou a solicitar que o ministro da Educação Abraham Weintraub fizesse uma auditoria nas contas da UFMT, também revelou que já tinha recomendado que a reitora pedisse a renúncia por conta da dificuldade que ela estava enfrentando para administrar a instituição.

“Nosso grupo já tinha aconselhado a reitora desde o ano passado a renunciar, pois já existem alguns processos no MEC contra ela. Recomendamos a renúncia dela pela dificuldade que ela enfrentava em governar”, afirmou.

A reitora anunciou que irá renunciar do cargo no 2 de março, após o feriado de carnaval. Com a decisão, o vice-reitor Evandro Aparecido Soares da Silva deve assumir a função.

No anúncio feito por meio de um ofício enviado ao presidente da Associação Nacional do Dirigentes das Intuições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), João Carlos Salles Pires da Silva, Myrian informa que deixará o cargo por 'motivos pessoais'.

Myrian esteve na gestão durante uma das maiores crises financeiras da Universidade. A energia elétrica chegou a ser cortada por falta de pagamento em julho do ano passado, nos cinco campi que compõem a Universidade (Cuiabá, Várzea Grande, Araguaia, Rondonópolis e Sinop), além da Base de Pesquisa do Pantanal e Casa do Estudante.

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, após tomar conhecimento do desligamento de energia elétrica, anunciou que iria tomar as medidas cabíveis tanto administrativas como judiciais para a responsabilização dos envolvidos pela má gestão na unidade.

No mês de julho do ano passado o deputado federal José Medeiros (Pode) enviou um ofício ao Ministério da Educação (MEC) pedindo uma auditoria na UFMT e o afastamento imediato de Myriam até que as investigações estejam concluídas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet