Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Veja em qual cidade

Saúde monitora segundo paciente com possível suspeita de coronavírus em Mato Grosso

Foto: Reprodução/Ilustração

Saúde monitora segundo paciente com possível suspeita de coronavírus em Mato Grosso
A Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Centro de Operações em Emergência a Saúde Pública para o COVID-19, informou que também acompanha a situação de um paciente internado na cidade de Glória D'Oeste (308 quilômetros de Cuiabá), que estaria com sintômas que poderiam ser enquadrados no doença. 


Leia mais:
Governo investiga se paciente com possível suspeita de coronavírus em MT veio no mesmo voo de caso confirmado no país

Além do paciente de Glória D'Oeste, outro caso investigado pela secretaria de é o de Alto Taquari. Neste, o homem (de meia idade) procurou uma unidade de saúde após sentir os sintômas. Ele havia feito uma viagem para a Itália e outros países com notificações da doença.

O governo investiga se o homem, morador de Alto Taquari, esteve no mesmo voo do paciente de 61 anos, cuja infecção pelo vírus foi confirmada.

A Secretaria de Saúde disse que imediatamente foram acionados os serviços de saúde locais para o monitoramento e a tomada de medidas que envolvem cuidados clínicos, investigação e orientações.

"Tais condutas seguem o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde para o COVID-19, que visa à proteção individual e coletiva. A SES destaca que, com o Decreto de Emergência de Saúde Pública de Interesse Nacional para o COVID -19, as ações que envolvem qualquer caso de Síndrome Gripal devem ser priorizadas e todas as condutas protocolares devem ser rigorosamente seguidas no sentido de garantir o contingenciamento do risco de disseminação do vírus", diz trecho da nota.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;· evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas; ·
utilizar lenço descartável para higiene nasal;·
cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;·
evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;·
higienizar as mãos após tossir ou espirrar;·
não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;·
manter os ambientes bem ventilados;·
evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;·
evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet