Olhar Direto

Terça-feira, 11 de agosto de 2020

Notícias / Esportes

Com presença de medalhista olímpico Flávio Canto, projeto social é inaugurado em Cuiabá

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

05 Mar 2020 - 08:28

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Com presença de medalhista olímpico Flávio Canto, projeto social é inaugurado em Cuiabá
Com a presença do medalhista olímpico Flávio Canto, o judoca mato-grossense David Moura, em parceria com a prefeitura, inaugurou no bairro Três Barras, em Cuiabá, na manhã desta quarta-feira (4) a primeira unidade, fora do Rio de Janeiro (RJ), do Instituto Reação que tem o objetivo de formar vidas e também atletas, oferecendo a crianças, adolescentes e jovens a possibilidade de praticar o esporte de graça.

Leia também
Treinamento de defesa pessoal é oferecido à mulheres em chapada; veja como se inscrever


O centro de treinamento que tem 250 metros quadrados de área construída e um tatame olímpico de 192 metros foi construído em um terreno cedido pela prefeitura, que fica dentro da Escola Municipal de Educação Básica Firmo José Rodrigues.

O instituto foi criado por Canto em 2003 e conta hoje com cinco polos em comunidades carentes do Rio de Janeiro.  Vinda para Cuiabá, segundo o ex-judoca acabou se concretizando por conta do empenho de David Moura, que conseguiu, com a ajuda da prefeitura e de seus patrocinadores, como o Banco BV e Unimed, chamar a atenção dos coordenadores do projeto.

“É uma honra para gente estar criando isso aqui, pois sempre foi um desafio sair do Rio. O David foi um achado neste ponto de vista do objetivo. Porque além de ser um supercampeão, ele tem esta característica principal para ser líder do reação que é entende que o projeto é maior do que ele, do que todos nós. É uma causa que precisa de mais lideranças e o David tem essas características que eu sempre procurei, não só ele como o grupo todo. O grupo aqui de Cuiabá é fantástico. Tínhamos receio de sair do Rio, mas quando apareceu o David, todo mundo entendeu que fazia todo sentido. Ninguém teve dúvidas sobre isso. Se nós encontrarmos mais times como este, será muito mais fácil tomarmos conta de outros projetos”, disse o ex-atleta.

Representando o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que estava em outro compromisso, o secretário de Educação do município, Alex Passos, agradeceu a iniciativa dos judocas e informou que pretende trabalhar para que mais unidades do projeto sejam construídas em Cuiabá.

“A capacidade inicial aqui é de 400 alunos, mas nossa ideia é expandir para outras três regiões nos próximos quatro anos, com o apoio do Instituto Reação, do Banco BV, da Unimed e outros parceiros”, projetou.

Já o judoca cuiabano David Moura, que ganhou medalha de ouro no campeonato Pan-americano de judô e treina pela seleção brasileira, declarou que a primeira unidade em Cuiabá é só o começo e que irá trabalhar para que o trabalho social chegue em todo o Estado.

“Eu e o Flávio decidimos trazer o Reação para Cuiabá. Este projeto é tão importante que queremos fazer ele cresce e chegar cada vez em mais lugares. Agora que chegamos em Cuiabá, a ideia é fazer como no Rio de Janeiro, ter 10, 15, 20 polos se possível no Mato Grosso inteiro”, concluiu.

Instituto Reação

Criado pelo medalhista olímpico Flávio Canto, seu técnico Geraldo Bernardes e amigos em 2003, o Instituto Reação é uma organização não governamental que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. Mais de mil e oitocentas crianças, adolescentes e jovens a partir de quatro anos são beneficiados no Rio de Janeiro e agora Cuiabá.

A construção da nova sede começou em abril deste ano, e a previsão é que esteja pronta até início de dezembro. Com a finalização, também será oferecido o programa Reação Educação, que conta com a realização de oficinas pedagógicas no polo, além de aulas semanais visando promover o pensamento crítico e uma postura ativa nos alunos, ampliando a noção de que todos são atores importantes para a transformação da sociedade.
 

12 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Roberio libanio duarte
    06 Mar 2020 às 20:05

    Parabéns pelo projeto ,Acreditamos que o judô de Mato Grosso crescerá vai desenvolver com esse trabalho tão digno de David Moura . PARABENS Keitel estamos aqui para somar ,com certeza o judo tera um grande desenvolvimento sem revanchismo sem distinção de cor de raça e nem de entidades. David Moura como sempre disse , é esperança de Mato Grosso.

  • ONG TRANSFORMAÇÃO
    06 Mar 2020 às 14:22

    Parabéns DAVID MOURA. FENELON E FLÁVIO CANTO. Por esse belíssimo projeto.

  • Gilson Reis
    06 Mar 2020 às 09:35

    Ótimo, parabéns a todos e é assim que se faz uma sociedade melhor.

  • Roberio Libanio Duarte
    05 Mar 2020 às 20:24

    Parabéns pelo projeto ,Acreditamos que o judô de Mato Grosso crescerá vai desenvolver com esse trabalho tão digno de David Moura . PARABENS Keitel estamos aqui para somar ,com certeza o judo tera um grande desenvolvimento sem revanchismo sem distinção de cor de raça e nem de entidades. David Moura como sempre disse , é esperança de Mato Grosso.

  • Jorge Godoy
    05 Mar 2020 às 19:38

    Parabéns ao Diretor Keitel Jorge, que arregimentou esse projeto para a escola, pois visa trazer a comunidade para dentro da escola por intermédio do esporte. Parabéns ao atleta David Moura e ao Flávio Canto por terem um olhar diferenciado no incentivo ao esporte.

  • Onofre Sá
    05 Mar 2020 às 19:00

    Coisa inútil

  • Cláudio Ribeiro
    05 Mar 2020 às 18:10

    Parabens ao Instituto reação pela iniciativa, com certeza será um grande instrumento na vida das crianças e adolescentes da região, tendo a oportunidade de seguir os ensinamentos do Mestre Jigoro Kano, se tornando campeões dentro e fora do tatame. Grande abraço a todos os envolvidos

  • Keitel jr
    05 Mar 2020 às 18:03

    Parabens comunidade do três barras sucesso a todas as criancas q usam armadura de kimono

  • Silvio brito
    05 Mar 2020 às 17:10

    Fantástica iniciativa que muito contribuirá para formação de grandes cidadãos parabéns a todos envolvidos nessa causa nobre saudações judoisticas forte abraço a todos

  • Juca do cpa
    05 Mar 2020 às 16:57

    Inutilidade

Sitevip Internet