Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

FATO INESPERADO

Advogado registra candidatura ao Senado sem filiação partidária em chapa com Vandoni e Bumlai

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Advogado registra candidatura ao Senado sem filiação partidária em chapa com Vandoni e Bumlai
O advogado Euclides Ribeiro, protocolou na tarde desta sexta-feira (13), no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o pedido de candidatura avulsa para a eleição suplementar que ocorrerá em 26 de abril. A chapa, composta pela ex-presidente da Ager-MT, Márcia Vandoni, e pelo medico oncologista Marcelo Bumlai, se ampara em um parecer do Supremo Tribunal Federal (STF) com relação à compreensão do termo fidelidade partidária.


Leia mais:
Oficializado como candidato, Pivetta diz que irá buscar apoio de Selma

Conforme o requerimento, ao apreciar a ADI 5.081, o STF asseverou que a fidelidade partidária é instituto próprio do sistema proporcional, o que não seria o caso do Senado Federal que é regido pelo sistema majoritário simples.

Nesse julgamento, prevaleceu o entendimento de que, nas eleições para o Senado, os eleitores votam nos candidatos e não nos partidos.

A chapa encabeçada por Euclides Ribeiro, se acatada pelo TRE, terá Vandoni como primeira suplente e Bumlai na segunda suplência. Consta ainda, no pedido, o número de urna 380.

Euclides Ribeiro da Silva Júnior, 45 anos, é advogado, especialista em recuperação Judicial do país. Desde 2005, participou direta ou indiretamente de mais de 2 mil recuperações judiciais no Brasil.

Marcia Vandoni, 60 anos, é engenheira sanitarista e foi secretária estadual de Cidades em 2014 e presidente da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos do Estado de Mato Grosso (AGER) entre 2008 e 2012.

Marcelo Bumlai, 49 anos, é médico oncologista e diretor técnico da Oncomed.

Atualizada às 16h45
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet