Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

BRAÇO FORTE

Corrida ao Senado: três candidatos disputam apoio de Mendes e cinco de Bolsonaro

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Corrida ao Senado: três candidatos disputam apoio de Mendes e cinco de Bolsonaro
Assim que as convenções foram homologadas, na sexta-feira (13), os 12 candidatos confirmados para disputar a vaga suplementar ao Senado começaram a corrida para pedir voto e ganhar apoio de grandes lideranças estadual e nacional. De todos os concorrentes, três esperam apoio do governador Mauro Mendes (DEM) e pelo menos cinco do presidente da República Jair Bolsonaro (atualmente sem partido).


Leia mais:
Acordo com Maggi e Fávaro deve colocar Vanderlúcio na vice de Emanuel em outubro


Ninguém quer ficar sem ter um apoio de alguma liderança. Quando se trata em nome forte estadual, os candidatos Júlio Campos (DEM), Carlos Fávaro (PSD) e Otaviano Pivetta (PDT) disputam severamente o apoio do governador.

Por hora, Mauro Mendes prometeu ficar isento da corrida eleitoral, mas garantiu que hora certa ele irá se manifestar. Vale ressaltar que os três candidatos possuem grande prestígio com o governador, seja por ser correligionário, por fazer da última coligação ou por ser vice-governador.

Fávaro, que foi vice-governador de Mato Grosso, trouxe para perto de si o Partido Progressistas do deputado federal Neri Geller e do ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi. Esse último deve aparecer apenas como apoiador moral, pois caminhar e pedir voto ele já confirmou que não vai, pois prefere acompanhar a caminhada de longe. Mas, mesmo com a decisão, Blairo ainda goza de grande prestígio entre os políticos e produtores rurais de Mato Grosso, sendo considerado uma das maiores lideranças do estado.  

Quanto ao apoio nacional, apenas um dos candidatos ganhou o prestígio do presidente Jair Bolsonaro. Escolhida por ele, a tenente coronel Rubia Fernanda dos Santos, ou apenas Coronel Fernanda (Patriotas), é a bola da vez do presidente, tendo em vista que na sua convenção, Bolsonaro participou ao vivo do ato durante chamada de vídeo feita pelo celular da candidata.

Mas, mesmo com o presidente já ter declinado seu apoio, Nilson Leitão (PSDB), Reinaldo Morais (PSC), Elizeu Nascimento (DC) e José Medeiros (Podemos), ainda buscam mudar a cabeça do presidente para que ao menos uma participação pequena seja feita em seus programas eleitorais.

O empresário Reinaldo, a cara nova dessa campanha suplementar, chegou a ir em Brasília conversar com o presidente pedindo que ele desistisse da coronel e apoiasse sua candidatura. No entanto, a tentativa foi em vão e a resposta do presidente foi negativa.

Nilson Leitão, por exemplo, disse que apesar do presidente já ter seu apoio confirmado à candidata do Patriotas, ele aguarda a final da corrida eleitoral. “Vamos contar com todo mundo que quiser apoiar o projeto. Inclusive do presidente Bolsonaro, que é fã de meus projetos e já está utilizando alguns em seu mandato”, comentou Leitão.

Um dos órfãos do apoio presidencial é o candidato José Medeiros, vice-líder do governo na Caâmara Federal. Medeiros é bolsonarista de carteirinha, mas acabou sendo pego de surpresa com a imagem do presidente sendo colocada ao lado da coronel Rubia. Mesmo com a posição de Bolsonaro, Medeiros ainda acredita na vinda do presidente para apoiar sua campanha.

O PT, que dessa vez não se uniu com o PC do B, lançou chapa pura com o deputado Valdir Barranco como cabeça de chapa, aposta na vinda de Lula e Haddad para fazer a campanha ganhar corpo e prestígio entre os eleitores.

Gisela Simona (Pros) não anunciou a vinda de ninguém conhecido a nível nacional e nem espera ter o apoio do governo estadual. A servidora, que tem dois policiais em sua chapa, aguarda o apoio dos sindicatos e dos servidores públicos para que sua campanha decole de vez.

É importante lembrar que a campanha oficial começa no próximo dia 18, quarta-feira, e terá apenas 39 dias para que os candidatos possam mostrar seus projetos e o porque eles devem ser o escolhido para ocupar a vaga de Selma Arruda, cassada por crimes eleitorais.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet