Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Política MT

CONFIRA DECRETO

Emanuel suspende eventos, cancela férias da saúde e pode liberar servidores em zona de risco para trabalhar em casa

16 Mar 2020 - 17:31

Da Redação - Fabiana Mendes/Da Reportagem Local - Érika Oliveira

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Emanuel suspende eventos, cancela férias da saúde e pode liberar servidores em zona de risco para trabalhar em casa
O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) anunciou, na tarde desta segunda-feira (16), um decreto com medidas temporárias de emergência para conter os casos de contágio causados pelo coronavírus.


Entre as normas estão o cancelamento de eventos, de férias para servidores da saúde e liberação de servidores em zona de risco (idosos e com doenças preexistentes) para trabalhar em casa, caso seja confirmado caso na Capital. Ficou instituído também um comitê de enfrentamento ao Covid-19. Na Capital, vale lembrar, um caso teve a confirmação para o vírus. Porém, ainda é aguardada a contraprova.

Leia mais:
Mendes suspende aulas e determina isolamento de servidores com suspeita de coronavírus

"O decreto é uma preocupação em dar uma resposta à população, até para não gerar nenhum tipo de pânico. Mas estamos nos preparando preventivamente desde o começo do ano para combater a evolução do coronavírus. Estamos preparados", disse em coletiva de imprensa.

Para evitar a propagação, o decreto suspende eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do poder público, com público superior a 100 pessoas em local aberto e superior a 50 pessoas em local fechado; férias e licenças prêmios concedidas aos servidores públicos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde; viagens a serem realizadas pelos servidores; e determina a disponibilização de leitos exclusivos para os pacientes confirmados com o novo coronavírus no Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá.

Ficou recomendado também que eventos esportivos, religiosos e culturais, que não necessitam de licença do poder público municipal, sejam suspensos por prazo indeterminado; cidadãos com sintomas do novo coronavírus devem ir às Policlínicas e Unidade Básica de Saúde; caso confirmado ao menos um caso, servidores com mais de 60 anos irão trabalhar de casa sistema home office.

Diante da procura por produtos que auxiliam no combate da contaminação, Emanuel também decretou que será considerado abuso do poder econômico a elevação arbitrária de preços, sem justa causa, dos insumos e serviços relacionados. Existe o risco do decreto ser alterado ou derrubado por conta da publicação do Governo do Estado também realizada no mesmo dia. Representantes do Município devem se encontrar com os do Estado para discutir possíveis alterações e alinhar as providências.

Inicialmente, a Prefeitura  disse que ainda não havia confirmação de casos de Covid-19 na Capital e manteve o boletim que informa somente sobre casos suspeitos. Isso porque o laboratório não faz parte da rede credenciada para atender pacientes com suspeitas.

O paciente, de 48 anos, encontra-se internado no Hospital Santa Rosa. A contraprova foi realizada e o resultado ainda é aguardado. A informação foi confirmada pela direção do Hospital, por meio de nota, assinada pelo diretor Cervante Caporossi, diretora-executiva Mara Nasrala e pelo coordenador do Pronto Atendimento, Luciano Côrrea Ribeiro.

Confira o decreto pelo link.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet