Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

EFEITO CORONAVÍRUS

Governador cancela agenda em eventos com mais de 200 pessoas

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

Governador cancela agenda em eventos com mais de 200 pessoas
O governador Mauro Mendes (DEM) relatou que vai evitar agendas onde existem grandes aglomerações de pessoas por conta da pandemia do coronavírus. Na segunda-feira (16), o chefe do executivo estadual já cancelou sua ida a um evento do agronegócio, em Lucas do Rio Verde (distante 320km de Cuiabá).


Leia mais:
Isolados no Peru por coronavírus, cuiabanos relatam desespero para voltar para casa

“Eu cancelei de minha agenda a ida até um evento de Lucas do Rio Verde, nesta segunda. Eu ia no Show Safra, mas devido a pandemia, tive que cancelar, assim como vou cancelar outros eventos e agendas com grandes aglomerações”, disse o governador.

Além de Mauro Mendes, o ministro Ricardo Salles também disse que não viria a Mato Grosso para evitar contato com pessoas que estivessem no Show Safra, conforme medida do Ministério da Saúde.

No decreto assinado pelo governador Mauro Mendes também fica claro que estão suspensas a participação de servidores nas atividades de capacitação, treinamento ou eventos, tanto internacional quanto interestadual.

O governador afirmou ainda que não está descartada a adoção de novas medidas, caso haja um agravamento nos casos do novo coronavírus em Mato Grosso.
 
“Achamos que essas medidas - que têm o caráter de tentar evitar que o vírus possa ter uma forma acelerada de circular dentro do Estado de Mato Grosso – vão ajudar muito no enfrentamento dessa pandemia. Especialmente, porque o sistema público de saúde em Mato Grosso, no Brasil e de nenhum lugar do mundo tem condições de suportar uma alta demanda, se houver uma aceleração da transmissão”, disse.

Entre as principais ações do decreto estão:

- Criação do Gabinete de Situação para monitorar a questão;

- Suspensão das aulas no ensino público estadual e municipal do dia 23 de março a 5 de abril;

- Suspensão da participação de servidores em atividades de capacitação, treinamento ou eventos, tanto internacional quanto interestadual;

- Suspensão dos eventos realizados pelo Estado, em ambiente fechado, com público superior a 200 pessoas e recomendação para a não realização por parte do setor privado;

- Isolamento domiciliar a servidores com suspeita de contaminação e regime de teletrabalho aos servidores que estiveram em áreas de risco;

- Requisição administrativa de serviços de saúde, profissionais de saúde e equipamentos;

- Autorização para realização de despesas, para aquisição de bens/serviços/insumos de saúde, com dispensa de licitação.

Para o governador, essas medidas vão auxiliar no enfrentamento da pandemia nesse primeiro momento, tendo em vista que Mato Grosso ainda não possui nenhum caso confirmado de contaminação pelo Coronavírus.  
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet