Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

PROFISSIONAIS ESTÃO EM SP

Testes para Covid-19 só serão feitos em Mato Grosso a partir de quinta-feira

Foto: Reprodução

Testes para Covid-19 só serão feitos em Mato Grosso a partir de quinta-feira
Atualmente, todos os testes oficiais para detectar se algum paciente está ou não infectado pelo Covid-19 estão sendo feitos fora de Mato Grosso. Para agilizar o processo no estado, dois profissionais lotados no Laboratório Central da Secretaria de Saúde (Lacen) estão estudando em São Paulo e chegam na quinta-feira (19) em Cuiabá,  para que os exames com confirmações efetivas sejam realizados aqui.


Leia mais:
Governador cancela agenda em eventos com mais de 200 pessoas

A informação foi confirmada pelo governador Mauro Mendes (DEM), durante coletiva à imprensa que estabeleceu o decreto para combate ao coronavírus em Mato Grosso. Até então, 15 casos suspeitos estão sendo avaliados em pacientes de Mato Grosso. Um caso foi confirmado em Cuiabá, mas ainda aguarda contraprova para ser contabilizado pelas autoridades.

“Efetivamente, nenhum exame para o coronavírus está sendo feito em Mato Grosso. Atualmente, todos são realizados fora daqui. A partir de quinta-feira, nossos profissionais do Lacen chegam de São Paulo e começam a fazer exames aqui em Mato Grosso, conforme os moldes do Ministério da Saúde, para comprovar ou não a presença do Covid 19 em pacientes daqui”, explicou.

Para os casos que estão sob suspeita, Mauro Mendes pede cautela e não quer descartar nada, devido tamanha proporção que o coronavírus ganhou no mundo todo. “Temos que ter cautela. Tem que seguir um protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde para que esses casos sejam reconhecidos efetivamente”, ressaltou o governador.

Sobre o único caso de coronavírus, até então confirmado em Cuiabá, o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, informa que o paciente ainda está sob condições de casos suspeitos, tendo em vista que o laboratório responsável pelo exame não é credenciado pelo Ministério da Saúde. O secretário descarta criticar, mas afirma que a empresa não obedece os critérios  firmados pelo Ministério da Saúde.

“Por enquanto, o caso é suspeito. Não tratamos como caso confirmado porque o laboratório não obedece o que pede o Ministério da Saúde e segundo, mesmo se tivesse confirmado o Covid-19, não teve a contraprova. É com a contraprova que vamos assumir o primeiro caso ou não”, frisou o secretário.

Apesar disto, o Hospital Santa Rosa já confirmou que o paciente testou para coronavírus, em teste preliminar feito. Somente com a contraprova é que a Secretaria de Saúde (SES) e o Ministério da Saúde reconhecerão o caso como positivo no Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet