Olhar Direto

Notícias / Cidades

Mato Grosso tem segundo caso de coronavírus confirmado; paciente é diabética

Da Redação - Wesley Santiago

17 Mar 2020 - 21:02

Foto: Reprodução/Ilustração

Mato Grosso tem segundo caso de coronavírus confirmado; paciente é diabética
A cidade de Rondonópolis é a segunda de Mato Grosso a confirmar um caso de coronavírus, pelo menos em exame preliminar. A informação foi divulgada no fim da tarde desta terça-feira (17), pela própria prefeitura e a Unimed, já que a paciente, que tem 59 anos e é diabética, está internada em sua unidade. 

O médico infectologista Juliano Bevilacqua confirmou o caso em entrevista coletiva. A paciente está internada desde sexta-feira (13) em um hospital particular da Unimed. Ela tem 59 anos, é diabética e voltou do Egito. 

Em nota, a Unimed também confirmou o caso e adiantou que suspendeu procedimentos eletivos. "A Unimed Rondonópolis vem a público, comunicar a todos os seus clientes, cooperados e profissionais da área de saúde que, em virtude da pandemia do COVID-19, bem como a confirmação do primeiro caso da doença na cidade de Rondonópolis, serão suspensos, a partir desta data, todos os procedimentos eletivos, ou seja, aqueles que não caracterizam urgência/emergência, tais como: cirurgias eletivas, exames complementares de imagem eletivos e exames laboratoriais eletivos".

" Também será restringido a entrada e a circulação de acompanhantes ou visitantes no Hospital Unimed. Lembramos que, os idosos e as pessoas que possuam comorbidades (doenças), as quais possam comprometer sua imunidade, só devem frequentar o ambiente hospitalar, em caso de urgência/emergência. Tais medidas visam colaborar com a redução na disseminação da doença, assim como contingenciar os serviços para o atendimento de possíveis novos casos do COVID-19", continua a nota.

Os familiares da paciente que teve confirmado o caso de coronavírus já receberam todas as instruções necessárias para se precaver.

A prefeitura também informou que um caso suspeito foi descartado. Há ainda mais dois casos suspeitos na cidade.   

O médico infectologista Juliano Bevilacqua, que também integra o Comitê de Gestão de Crises, orientou  a população a evitar circular pela cidade e somente ir para hospitais em casos emergenciais. Segundo ele, pessoas que tiverem sintomas de gripe devem permanecer em casa e procurar hospitais somente se apresentarem febre alta e dificuldades respiratórias.

O infectologista reforçou que é fundamental buscar reduzir a transmissão do vírus evitando aglomerações de pessoas e contatos com idosos e doentes crônicos. “As pessoas só devem sair de casa por necessidade”, destacou e complementou que é preciso diminuir a letalidade do coronavírus.

Caso de Cuiabá

Em Cuiabá, o Hospital Santa Rosa explicou que uma paciente testou positivo para o Covid-19, em exame preliminar. Uma contraprova deverá ficar pronta até o início da próxima semana, com o objetivo de confirmar que o homem esteja com a doença. 

Grupos de risco

Os relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde apontam que alguns grupos e faixas da população são mais suscetíveis ou vulneráveis à Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Entre esses grupos mais vulneráveis e suscetíveis, estão:
  • Idosos
  • Diabéticos
  • Hipertensos
  • Quem tem insuficiência renal crônica
  • Quem tem doença respiratória crônica

8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • ValSantos79
    18 Mar 2020 às 19:30

    Tem muitas noticias que nao sao informativas e o virus está espandindo sem muitas pessoas dar conta. Eu moro fora do Brasil e a coisa é bastante seria galera.

  • JOAB CRISTO REI
    18 Mar 2020 às 13:43

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Joanatan Fernandes Rocha Reis
    18 Mar 2020 às 10:21

    Esse jornal olhar direto com certeza deve ser de Rondonópolis e não vê um palmo além do próprio umbigo... Já tem um caso confirmado em Nova Xavantina-MT há mais de 5 dias e eles ainda continuam com o título da matéria totalmente desinformado!!! Jornal da desinformação!!! Lamentável!!!

  • Letícia
    18 Mar 2020 às 09:40

    Estou com sintomas há 1 semana, sou hipertensa e diabética, estive com pessoas que viajaram, fiquei pior com vômitos e diarréia, fui terça dia 17 na policlínica verdão, onde o médico não pediu exames, receitou ibuprofeno e disse pra eu continuar indo trabalhar ..e se eu for agente transmissor? E se eu piorar por ser do grupo de risco? Pq ele receitou ibuprofeno sendo que o próprio ministério da saúde pede pra não tomar? Custava ele ter pedido ao menos exame pra descartar a doença?

  • Chico Bento
    18 Mar 2020 às 07:52

    Caramba, sou idoso, diabético, hipertenso e tenho pedra nos rins, então estou na fila. Acho que vou fazer um seguro de vida bom enquanto o escritório da seguradora não suspende o atendimento!

  • Marcelo
    17 Mar 2020 às 23:15

    A notícia que está sendo veiculada não é verdade, não existe nenhum caso confirmado de Coronavirus em MT, são casos suspeitos, confirmado e hora que a secretária e órgãos oficiais responsáveis pela contra prova, por enquanto é só uma suspeita e nenhuma confirmação, vamos ser mais responsáveis na divulgação das matérias, e não causar pânico nas pessoas com este tipo de mídia.

  • Observando
    17 Mar 2020 às 22:45

    É brincadeira né! Essas pessoas fizeram questão de assumir o risco de contrair essa doença nessa viagem pois desde o início do ano escutamos sobre esse assunto 24 horas por dia e pelo visto pouco se importaram por terem feito essa viagem ao exterior.

  • DELCIO JANKE
    17 Mar 2020 às 21:29

    uma mentira criada pelo comunismo!!! Isso mesmo!!! Alguns trilhões envolvendo essas mentiras! E tudo que a imprensa adora, quem paga , e manchete no dia seguinte!!! Comunavirus!!!

Sitevip Internet