Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

AVULSA

Entrevista de ministro do STF anima candidato de MT na eleição suplementar

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Entrevista de ministro do STF anima candidato de MT na eleição suplementar
Uma entrevista do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso sobre candidatura avulsa motivou ainda mais o advogado Euclides Ribeiro, que está sem partido e é pré-candidato à vaga suplemntar ao Senado, que deve ser disputada ainda este ano. 


Leia mais:
Pré-candidatos que se afastaram devem retornar aos cargos públicos; Pivetta pode avaliar

Em trecho da entrevista, o ministro fala de um clamor contrário da sociedade sobre os partidos políticos. "A maior parte das organizações da sociedade civil é a favor da candidatura avulsa, quem é contra são os partidos, os representantes do Congresso: do Senado e da Câmara", afirmou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. O posicionamento foi dado em entrevista que foi ao ar ontem (15), no programa Poder em Foco, do SBT.

A candidatura avulsa ou independente acontece quando um político não precisa de filiação a um partido para disputar eleições.

"Conversei por quase três meses com alguns partidos, em todos senti que faltava liberdade para que o candidato em si defendesse suas ideias. Senti que não poderia defender o que realmente acredito. Mato Grosso pode fazer história e eleger o primeiro senador sem partido no Brasil", acredita o advogado Euclides Ribeiro.

Barroso, relator no Supremo do processo que pode resultar na liberação da candidatura avulsa, foi questionado sobre a falta de democracia dentro dos partidos, que se mostram grandes corporações fechadas e dificultam muito o ingresso de novos cidadãos.

"A falta de democratização nos partidos é um grande problema hoje. Caso a candidatura avulsa venha ser aprovada, seja por decisão judicial, se o Supremo achar que é o caso; ou por legislação, acho, sem entrar no mérito, que a candidatura avulsa pode desempenhar uma melhora no sistema. Proporcionaria uma concorrência que motive os partidos a se democratizarem internamente", destaca o ministro.

Para Euclides a candidatura avulsa dá mais liberdade para votar temas que envolvem os interesses dos partidos de forma mais livre e imparcial e coloca em primeiro lugar desejo do cidadão. "Essa é uma das vantagens de ser uma chapa transparente e sem partido" afirma Euclides Ribeiro.

Luís Roberto Barroso, ministro do Superior Tribunal Federal assumirá em maio a presidência do Tribunal Superior Eleitoral.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet