Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

COVID-19

Movimento nas ruas diminui, mas cuiabanos ainda descumprem recomendação de ficar em casa

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Movimento nas ruas diminui, mas cuiabanos ainda descumprem recomendação de ficar em casa
Vias sem congestionamento, escassez de álcool em gel, aulas suspensas, casas de shows fechadas. Este é o cenário da capital mato-grossense para conter a proliferação do novo coronavírus. Até o momento, duas pessoas tiveram a confirmação do Covid-19, sendo uma em Cuiabá e outra em Rondonópolis (216 quilômetros de Cuiabá). Em ambos casos a contraprova é aguardada.


Leia mais:
Por suspeita de coronavírus, secretário manda PM interceptar ônibus para deter passageira que vinha de Portugal

Especialistas apontam que o Brasil ainda não chegou no ápice do surto. Estudo realizado por pesquisadores da PUC-Rio, Fiocruz e Instituto D'Or da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro estimou que o Brasil pode registrar até 4.970 casos confirmados até o dia 26 de março. Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou a situação como pandemia, o que significa que o vírus é capaz de passar por continentes.

A reportagem do Olhar Direto percorreu as principais vias da Capital e notou que o movimento é menor. Na avenida 13 de Junho, uma das mais movimentadas, apesar do lotação ter diminuído, muitas pessoas ainda descumprem as recomendações das autoridades e se arriscam. Os comerciantes de rua, que dependem das vendas para o sustento, também continuam trabalhando.

Em dois supermercados na avenida Miguel Sutil, sendo um atacadista, há movimentação menor durante o dia. No entanto, a lotação tem sido enfrentada no período noturno. Apesar disso, as gôndolas estão cheias e não foi possível notar ausência de alimentos. Nos dois supermercados, haviam algumas pessoas usando máscaras.

Para tentar amenizar os riscos, taxistas estão andando com janelas abertas e, quando encontram, colocam álcool em gel no interior dos veículos. Eles estimam que o movimento deve reduzir ainda mais com o fechamento dos comércios.

Shoppings de Cuiabá já anunciaram horário alternativo, para se adequar ao problema enfrentado em todo o país. Na grande São Paulo (SP), o governador João Dória ordenou o fechamento dos empreendimentos. Não está descartado que o mesmo aconteça em Mato Grosso com o avanço do Covid-19.

Muitos também continuam se arriscando em bares e restaurantes durante a noite em Cuiabá. A reportagem verificou que muitos descumprem as recomendações de ficar em casa e têm lotado locais como a Praça Popular.
 
O governador Mauro Mendes (DEM) e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) irão anunciar na tarde de hoje (18), providências a serem implementadas para evitar a disseminação. As medidas - que abarcam ações para o transporte público (coletivos, aplicativos de transporte e taxis), educação e  feiras livres, serão divulgadas por rede social e ampliam por decreto.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet