Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

EFEITO CORONA VÍRUS

Prefeito proíbe corte de água, suspende cartão de idoso e destinará valor da merenda para famílias de baixa renda

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Prefeito proíbe corte de água, suspende cartão de idoso e destinará valor da merenda para famílias de baixa renda
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), preocupado com a pandemia do coronavírus, fez mais uma transmissão ao vivo nesta quarta-feira (18) para falar de novas providências que a Prefeitura irá tomar sobre o assunto.


Leia mais:
Prefeitura de Cuiabá suspende aulas na rede municipal de ensino; merendas serão mantidas

Emanuel, ao lado da primeira-dama Márcia Pinheiro, comentou sobre os cuidados que cada munícipe precisa tomar para não proliferar o vírus Covid-19, principalmente entre os idosos. Por isso, decretou algumas medidas que inibirão os idosos de sair de casa. Entre eles, a proibição do cartão transporte que garante a gratuidade do idoso.

Ficará proibido o uso do cartão do idoso e do estudante, tendo em vista que as aulas estarão suspensas do dia 23 de março ao dia 5 de abril. Se esse prazo for prolongado, em um possível surto do vírus em Cuiabá, novas medidas serão tomadas e novos prazos serão colocados pela prefeitura.

O prefeito Emanuel Pinheiro decretou ainda que o serviço de regulação de água e esgoto, comandado pela Concessionária Águas Cuiabá, ficará proibida de cortar a água, mesmo de quem estiver em débito com a empresa por 60 dias. Esse prazo pode ser estendido por mais 60 dias se houver necessidade.

“Um dos pedidos que a Organização Mundial da Saúde faz é que lavemos as mãos com freqüência. Por isso eu decretei que está proibido de qualquer corte de água, em Cuiabá. Pedimos também que a população tenha consciência e não desperdice água. A pandemia precisa ser combatida e por isso precisamos de água. Mas sem excessos e com muita responsabilidade. A nossa parte estamos fazendo. Por 60 dias, não teremos corte de água”, disse o prefeito durante seu pronunciamento.

Emanuel ainda confirmou que as aulas do município ficarão suspensas até o dia 5 de abril. A pedido da própria primeira-dama, o prefeito irá depositar junto a conta do Bolsa Família, o valor da merenda escolar das crianças de baixa renda que estudam na rede municipal de ensino.

São 54 mil alunos, porém, 18 mil estão no grupo de baixa renda. Esse dinheiro será depositado em conta para que os pais usem para compra de mantimento para as crianças quando elas estiverem em casa durante o período de suspensão das aulas.

Outro detalhe falado por Emanuel é para os funcionários da prefeitura que estavam em viagens para outros países. Na sua volta a Cuiabá, obrigatoriamente eles deverão permanecer 15 dias em casa, trabalhando no sistema home office.

O prefeito também avisou os motoristas de taxi e aplicativos, que a partir do dia 1º estão suspensas as taxas de vistorias. Além disso, para os usuários do transporte coletivo, a prefeitura irá disponibilizar álcool gel para que os passageiros possam usar durante a viagem. Além disso, será obrigatório que a cada viagem de uma hora, os ônibus sejam higienizados. Tal medida também será adotada nas estações de ônibus Alencastro, Bispo e Ipiranga.

“Todas as medidas que estamos tomando é para evitar que o vírus se espalhe. A pandemia não requer histeria coletiva, mas cada um precisa tomar seus cuidados. Vamos fazer nossa higiene pessoal e cuidar de nossos idosos. Por aqui pela prefeitura, estamos fazendo a nossa parte”, concluiu o chefe do executivo municipal.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet