Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Prevenção

Governador pede para que população evite contato social

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

Governador pede para que população evite contato social
Em coletiva de imprensa feita pela internet no fim da tarde desta quarta-feira (18), o governador Mauro Mendes (DEM) pediu para que a população de Mato Grosso evite contato social e reforçou a necessidade de seguir as orientações do Ministério da Saúde, como higienização das mãos e isolamento.


Leia também
Assembleia abre mão de R$ 30 milhões para governo investir em combate ao novo coronavírus


“É determinante que todos continuemos a tomar as medidas preventivas de evitar o contato social, praticando a profilaxia, com atenção especial a higienização das mãos. São atitudes determinantes! Existe uma corrida muito grande em busca do álcool gel, porém, especialistas afirmam que uma boa higienização, com água e sabão, é até mais eficiente do que o álcool”, disse.

“A Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e especialistas de todo o mundo apontam o isolamento social como a principal forma de combater e prevenir o contágio”, afirmou.

Durante a transmissão, o governador, juntamente com todos os secretários que integram o Gabinete de Situação, além do presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho, e do infectologista e intensivista Dr. Abdon Karhawl informaram as determinações elaboradas pelo Governo.

Entre a série de medidas que serão implementadas, a partir de agora, estão as reuniões no âmbito do Estado que serão realizadas, exclusivamente, por videoconferência. “Já estamos preparando as plataformas para que essa comunicação possa continuar existindo”, confirma o governador.

Baseadas na premissa de evitar o contato social, entre as medidas mais importantes estão a suspensão de visitas, por 15 dias, às unidades prisionais do Estado; suspensão de cirurgias eletivas em todos os hospitais regionais de Mato Grosso; determinação de que as visitas à pacientes internados em hospitais públicos sejam restritas; autorização para que as secretarias do Estado façam um estudo e definição de possível redução ou suspensão de horário de atendimento.

“Desde que não traga prejuízo a prestação dos serviços públicos à sociedade. Servidores em grupos de risco, conforme o Ministério da Saúde, terão um tratamento especial na sua jornada de trabalho. Teremos que fazer um estudo de caso. Secretarias importantes, como a Secretaria de Fazenda, que tem muitos servidores com mais de 60 anos, se houver uma liberação indiscriminada, sem critério, poderá colocar em colapso os serviços da Secretaria de Fazenda. Uma secretaria muito importante neste momento, com a redução da atividade econômica. Assim, iremos verificar a peculiaridade de cada órgão”.

Confira abaixo as principais medidas do novo decreto.

Saúde

- Credenciamento para contratação emergencial de profissionais da saúde;
- Em hospitais públicos e privados, fica restrito a um acompanhante por paciente internado, por tempo indeterminado;
- Suspensão de agendamentos de cirurgias eletivas em hospitais estaduais;
- Definido o médico infectologista e intensivista Dr. Abdon Salam Khaled Karhawl, para atuar como colaborador do Gabinete de Situação

Transporte

- Ficam autorizadas às concessionárias e permissionárias a suspender o transporte coletivo intermunicipal no âmbito do Estado de Mato Grosso;
- As concessionárias e permissionárias de serviço público de transporte coletivo municipal e estadual deverão adotar todas as medidas de assepsia no interior dos veículos, de acordo com as normas sanitárias vigentes, cabendo aos órgãos regulatórios estaduais e municipais executar a fiscalização;

Serviço público

- Servidores públicos em grupos de risco poderão ter regime especial de trabalho, definido em portaria a ser editada pela Secretaria de Planejamento e Gestão, desde que previamente autorizado pelo Gabinete de Situação;
- Reuniões na administração pública estadual serão suspensas e substituídas por videoconferência;
- Servidores com casos suspeitos ou confirmados deverão permanecer afastados do trabalho;
- Ficam permitidos os sistemas de escala, revezamento e teletrabalho na administração pública, mediante prévia autorização do Gabinete de Situação.
- Fica autorizada a redução ou suspensão do atendimento ao público nos órgãos estaduais, desde que previamente autorizado pelo Gabinete de Situação.

Eventos e aglomerações

- Fica recomendada ao setor privado a suspensão de eventos que concentrem mais de 50 pessoas em ambientes fechados e mais de 100 em ambientes abertos, a exemplo de atividades em feiras, academias, cinemas, clubes, missas, bares, restaurantes e boates.

Sistema penitenciário

- Visitas em todas as cadeias, unidades e socioeducativos ao Estado de Mato Grosso ficam suspensas por 15 dias, podendo ser prorrogadas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet