Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

COVID-19

Com coronavírus, empresário crê que transmissão comunitária já é realidade em MT

Foto: Reprodução

Com coronavírus, empresário crê que transmissão comunitária já é realidade em MT
“Acredito que os números são alarmantes. Acredito que a transmissão comunitária já é realidade por aqui”. A frase é do empresário Valdinei Mauro de Souza, de 50 anos, que atua no ramo de mineração e é o segundo paciente que testou positivo para coronavírus, em Cuiabá. Ele teve contato com várias pessoas e passou por três Estados brasileiros antes de começar a sentir os sintomas.


Leia mais:
Empresário que testou positivo para coronavírus em Cuiabá passou por três Estados antes de confirmar doença
 
Valdinei crê que a transmissão comunitária já tenha começado em Mato Grosso. “Com toda certeza. Meu piloto esteve com várias outras pessoas, levou funcionários meus para o Pará, em uma fazenda e eles já relataram estar sentindo os mesmos sintomas. O secretário de Saúde inclusive nos ligou. Eu também tive contato com mais pessoas”, disse o empresário ao Olhar Direto.

A transmissão comunitária ocorre quando não é mais possível saber a origem da infecção por ter se alastrado aleatoriamente. É diferente da transmissão local, quando se sabe quem passou o vírus a quem. E as infecções importadas, as primeiras notificadas no país, ocorrem quando os doentes se contagiaram fora do Brasil.
 
O empresário aponta que 80% da população deverá pegar o novo coronavírus. “Estimo que seja nesta base. Não é um bicho de sete cabeças. É uma gripe forte, temos que ter cuidado com os idosos e pessoas com a imunidade baixa”.
 
Entre os sintomas apontados por Valdinei estão: dor de cabeça, tosse e dor no corpo. “É uma gripe forte. Temos que ter cuidado com as pessoas mais debilitados e nossos idosos, que tem um sistema mais fraco”.
 
Além dos funcionários, também começaram a sentir sintomas a sua esposa e seu filho. Valdinei e a mulher estão isolados em sua residência, já que não apresentam qualquer dificuldade respiratória. Por sorte, eles não tiveram contato com a filha, que teve bebê recentemente.
 
O empresário viajou para Miami, há menos de 20 dias. Depois disto, passou por São Paulo (duas vezes), Belo Horizonte e Brasília, antes de chegar a Cuiabá. “Acredito que peguei em São Paulo, já que a viagem para os Estados Unidos foi há quase 20 dias”.
 
Além do caso de Valdinei, o Hospital Santa Rosa informou que mais um paciente testou positivo para o coronavírus. Até o momento, foram dois os confirmados com a doença. A contraprova ainda é aguardada para que o Ministério da Saúde trate o caso com oficial.
 
Rondonópolis
 
A cidade de Rondonópolis foi a segunda de Mato Grosso a confirmar um caso de coronavírus, pelo menos em exame preliminar. A informação foi divulgada no fim da tarde desta terça-feira (17), pela própria prefeitura e a Unimed, já que a paciente, que tem 59 anos e é diabética, está internada em sua unidade.
 
O médico infectologista Juliano Bevilacqua, que também integra o Comitê de Gestão de Crises, orientou  a população a evitar circular pela cidade e somente ir para hospitais em casos emergenciais. Segundo ele, pessoas que tiverem sintomas de gripe devem permanecer em casa e procurar hospitais somente se apresentarem febre alta e dificuldades respiratórias.
 
Estado
 
O estado apresentou, até o momento, 49 casos, sendo que hoje 25 casos são considerados suspeitos, 7 foram descartados – destes, 3 casos apresentaram resultados positivo para Influenza B – e 17 foram excluídos por não preencherem critérios de definição de caso para COVID-19.
 
Os três casos suspeitos que apresentaram diagnóstico em laboratório privado, nos municípios de Cuiabá e Rondonópolis, aguardam para realização de exames de contraprova no Lacen-MT, para validação do resultado divulgado, ou a apresentação da documentação comprobatória dos laboratórios de referência nacional validando suas análises.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet