Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

EFEITO CORONA VÍRUS

Energisa mantém diálogo com ministério, mas ainda não há decisão sobre suspensão de cortes

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Energisa mantém diálogo com ministério, mas ainda não há decisão sobre suspensão de cortes
Muita gente está aflita e questiona se a concessionária de energia elétrica de Mato Grosso irá continuar os trabalhos de cortes e leitura ou irá diferenciar os atendimentos durante esse período de atenção e combate ao novo coronavírus.


Leia mais:
Empresário que testou positivo para coronavírus em Cuiabá passou por três Estados antes de confirmar doença

Em resposta aos mato-grossenses, por nota, a Energisa se pronciou e confirmou que ainda está em diálogo com o Ministério de Minas e Energia para saber o que será feito diante do período de pandemia.

“A Energisa está sensível ao avanço da pandemia do Covid-19 e atenta aos principais temas levantados pela sociedade e diferentes setores da economia. Todo o setor de energia está unido em diálogo aberto com o Ministério de Minas e Energia e a Aneel, agentes federais que regulamentam o setor de energia elétrica, para agir de forma estruturada, buscando o melhor para o país e garantindo que soluções para o segmento sejam pensadas em âmbito nacional, abordando todas as suas variáveis e implicações. Sendo assim, o Ministério de Minas e Energia instalou um Comitê Setorial de Crise para resguardar a saúde de servidores e, também, garantir o funcionamento dos serviços de energia. O Comitê irá articular, coordenar, monitorar, orientar e supervisionar medidas a serem adotadas pelos órgãos e agentes vinculados à pasta. A Energisa reconhece que o serviço de fornecimento de energia se torna ainda mais essencial neste momento e está tomando todas as medidas necessárias para proteger a saúde dos seus colaboradores e clientes, incentivando também que o contato com a empresa seja realizado prioritariamente pelo site energisa.com.br, pela Gisa (atendente virtual pelo WhatsApp) e pelo aplicativo Energisa On. Vale ressaltar ainda que a companhia já conta com planos de contingência para garantir o fornecimento de energia elétrica e atender a todas as emergências.”, diz a nota da empresa.

Em âmbito nacional, a Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica - Abradee e em conjunto com o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), estão absolutamente engajadas nas suas respectivas áreas de concessão em encontrar soluções que contribuam para que a sociedade e o sistema elétrico enfrentem, robustamente, a atual situação.

Nesse sentido o fluxo de recebimentos das faturas de energia compostas, além dos custos de distribuição, de parcelas de geração, transmissão, encargos e tributos estaduais e federais , que juntos somam mais de 80% dessa conta de luz, não pode ser interrompido, sob pena de inadimplência generalizada em todos os elos mencionados, especialmente para a arrecadação tributária aos Estados da União que contam com esses recursos, via tarifa, inclusive para suas ações na área de saúde.

A Abradee entende que quaisquer medidas de desoneração aos consumidores só podem ser implementadas com a adequada análise do poder concedente e regulador, inclusive por questões constitucionais, precedida necessariamente de um novo arranjo legal com todos os segmentos envolvidos e que juntos estão inseridos na conta de luz (Geradores, Transmissores, Governos Estaduais, Governo Federal e beneficiários de encargos e subsídios).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet