Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

agilidade

Laboratório de Cuiabá recebe cerca de 100 kits para diagnóstico de coronavírus

Foto: Tchélo Figueiredo/SES-MT

Laboratório de Cuiabá recebe cerca de 100 kits para diagnóstico de coronavírus
O Laboratório Central do Estado (Lacen) recebeu kits do Ministério da Saúde (MS) para a realizar testes do novo coronavírus que podem ser confirmados em até 72 horas. Antes disso, os exames oficiais para detectar se algum paciente estava ou não infectado pelo Covid-19 eram feitos fora de Mato Grosso e demoravam até sete dias. 


Leia mais:
Mato Grosso tem cerca de 130 leitos de UTI pelo SUS e CRM teme 'Escolha de Sofia'

Os kits começaram a ser usados nesta quinta-feira (19), em Cuiabá. A medida já havia sido anunciada pelo governador Mauro Mendes (DEM). Em coletiva de imprensa, o secretário de Vigilância de Saúde, Wanderson de Oliveira, disse que os funcionários foram capacitados para a realização do exame.

A medida é importante porque descentraliza o diagnóstico do coronavírus e agiliza os resultados. Agora, os testes que poderiam levar sete dias ou mais para obterem respostas, dependendo da região, serão confirmados em no máximo 72 horas. 

“O tempo de resposta é bem menor. A partir do momento que começamos a fazer as análises aqui, os resultados podem sair bem mais rápidos. Dependendo da demanda, o resultado pode sair até em um prazo mais curto a 72 horas”, explica Elaine de Oliveira, diretora do Laboratório Central de Mato Grosso. 

É importante ressaltar que o Lacen só realizará os testes em casos já monitorados, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde. “Somente as pessoas que se encaixarem na definição de caso previsto pelo ministério da saúde podem fazer o teste”, adianta Elaine. 

Só esta semana, 96 testes chegaram ao laboratório. Estima-se que semana que vem, outros 96 cheguem. 

Sobre a capacitação 

Entre os dias 17 e 18 deste mês, no Instituto Evandro Chagas, organizada e controlada pelo Ministério da Saúde, a capacitação para realização dos testes para coronavírus em Cuiabá foi direcionada a um único profissional, o técnico responsável pelo setor de infectologia. 

“A capacitação para trabalhar com o kit do coronavírus agora está sendo repassada pelo técnico para os demais membros do setor. Uma única pessoa foi o suficiente para ser capacitada e repassar o conhecimento aos demais profissionais, uma recomendação do próprio Ministério da Saúde”, afirma a diretora do Lacen.

Em entrevista coletiva realizada via internet no final da tarde desta quinta-feira (19), o secretário de Saúde do Estado Gilberto Figueiredo informou que o Estado de Mato Grosso analisa 59 casos suspeitos de contaminação do novo coronavírus em diversos municípios e que até o momento não há nenhuma confirmação oficial.

No total, a secretaria foi notificada de 87 pacientes com a suspeita de estarem infectados com o vírus, porém 11 deles já foram descartados e 17 excluídos.

Cuiabá é a cidade com maior número de pessoas com a suspeita de infecção, com 28 paciente, que estão recebendo acompanhamento. As cidades de Araputanga e Rondonópolis, com quatro pacientes cada, são os segundos municípios com mais casos de suspeitas.

Os três casos suspeitos que apresentaram diagnóstico em laboratório privado, nos municípios de Cuiabá e Rondonópolis, aguardam para realização de exames de contraprova no Lacen MT, para validação do resultado divulgado ou que apresentem documentação comprobatória dos laboratórios de referência nacional validando suas análises.

O que fazer em caso de suspeita de coronavírus?

Os pacientes que tiveram o resultado confirmado de coronavírus apresentaram os mesmos sintomas: febre, tosse seca e falta de ar. Além disso, outros sintomas como congestão nasal, coriza, dor de garganta, fadiga, cansaço e até diarreia devem ser observados.

Por isso, pessoas que chegaram de viagens e tiveram contato com pessoas infectadas, devem procurar as unidades básicas de saúde para realizar o exame que vai confirmar o diagnóstico. Por enquanto, não existe um tratamento específico para infecções causadas por coronavírus. O Ministério da Saúde indica repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, com antitérmicos e analgésicos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet