Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

COVID-19

Governo registra 59 casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Governo registra 59 casos suspeitos de coronavírus em Mato Grosso
Em entrevista coletiva realizada via internet no final da tarde desta quinta-feira (19), o secretário de Saúde do Estado Gilberto Figueiredo informou que o Estado de Mato Grosso analisa 59 casos suspeitos de contaminação do novo coronavírus em diversos municípios e que até o momento não há nenhuma confirmação.


Leia também
Novo decreto suspende visita em cadeias e prepara contratação emergencial em MT; confira


No total, a secretaria foi notificada de 87 pacientes com a suspeita de estarem infectados com o vírus, porém 11 deles já foram descartados e 17 excluídos.

Cuiabá é a cidade com maior número de pessoas com a suspeita de infecção, com 28 paciente, que estão recebendo acompanhamento. As cidades de Araputanga e Rondonópolis, com quatro pacientes cada, são os segundos municípios com mais casos de suspeitas.

Os três casos suspeitos que apresentaram diagnóstico em laboratório privado, nos municípios de Cuiabá e Rondonópolis, aguardam para realização de exames de contraprova no Lacen MT, para validação do resultado divulgado ou que apresentem documentação comprobatória dos laboratórios de referência nacional validando suas análises.

De acordo com o Plano de Contingência de Mato Grosso, o nível de resposta está no nível 2 (Emergência/Contenção), que implica em ações mais específicas da rede de serviços de saúde.

O secretário também afirmou que até o momento, o Estado não possui nenhum caso confirmado de COVID-19.

O Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (LACEN MT), sendo o laboratório de referência para análises epidemiológicas relacionadas a COVID-19, inicia hoje a realização das análises na sua sede, pois até a data de ontem as amostras para COVID-19 chegavam ao LACEN e testavam para um painel de amostra de vírus respiratórios e posteriormente eram enviados ao laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Essa estratégia foi definida pelo Ministério da Saúde, até que todos os LACENs fossem treinados e estivessem aptos a realizar suas testagens. Assim, o LACEN MT irá trabalhar com prazo de até 72h após a amostra estar no laboratório estadual para entrega dos resultados. 

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet