Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

TENSÃO POR PANDEMIA

Brasileiros começam a deixar o Peru, mas volta de cuiabanos ainda é incerta

Foto: Reprodução

Brasileiros começam a deixar o Peru, mas volta de cuiabanos ainda é incerta
Presos no Peru desde o último domingo (15), quando houve o decreto para o fechamento das fronteiras por conta da propagação do novo coronavírus, os cuiabanos Juliana Petinelli Coutinho, Juliano Petinelli Coutinho e Fabrício Petinelli Coutinho ainda não sabem quando devem retornar ao Brasil. 


Leia mais:
Isolados no Peru por coronavírus, cuiabanos relatam desespero para voltar para casa

Embora exista a previsão de retorno para sexta-feira (20), a família de Mato Grosso ainda não recebeu informações sobre a logística da viagem. Os turistas são cuiabanos, mas apenas Juliana reside na capital. 

De acordo com o Ministério do Turismo, 622 turistas brasileiros estão retidos em Lima e em Cusco. O presidente peruano, Martín Vizcarra, decretou estado de emergência nacional, o que inclui o fechamento total da fronteira e o isolamento obrigatório por duas semanas.

Aeroportos estão fechados e rodoviárias também. Escolas e instituições foram outras a 'trancar' as portas. Apenas mercados, farmácias e hospitais estão funcionando. As ruas estão vazias e shoppings estão contando com força do exército Nacional para evitar a circulação de pedestres.

Fabricio disse que ainda não há definicação para os turistas que estão em Cusco, Arequipa e outras cidades. Eles aguardam por novas informações da Embaixada do Brasil do Peru. 

A gerente comercial Juliana Countinho relatou o caos que o grupo de brasileiros passa no país vizinho. "Nos estamos em Cusco. Aqui funcionam apenas hospitais, supermercados e farmacias. E as pessoas só podem sair de suas casas para esse motivo.  Os aeroportos estão fechados e os voos cancelados. Infelizmente não conseguimos antecipar nosso voo para Lima e tentar embarcar para o Brasil", disse. 

Ao todo, serão quatro voos da Latam que estão agendados para sair hoje e levar também 704 peruanos que estão presos no Brasil.

“Estamos diuturnamente trabalhando para encontrar soluções para auxiliar centenas de brasileiros que estão fora do país e precisam retornar para junto de suas famílias nesse momento difícil por qual passamos. Tenho certeza que essa será a primeira de uma série de ações bem sucedidas nesse sentido e que logo passaremos por esse período de tormenta”, comentou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Até a tarde de quinta-feira (18), as autoridades peruanas notificaram 89 novos casos de coronavírus, elevando para 234 o total no país. A população cumpre isolamento social obrigatório e toque de recolher noturno.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet